Fui autônomo antes de 1996 e não recolhi INSS. Posso recolher INSS em atraso para antecipar minha aposentadoria?

Imagem meramente ilustrativa

A resposta é sim. Se você foi profissional autônomo (aquele que trabalha por conta própria) antes de 1996 e não recolheu INSS, saiba que poderá pagar em atraso e que não incidirá juros e multa sob esse valor, mas apenas o valor da contribuição previdenciária.

Foi somente em 1996 que passou a existir juros e multa para contribuição em atraso no INSS.

No entanto, mesmo não podendo cobrar juros e multa de pagamento em atraso referente ao período anterior a 1996, o INSS cobra.

Se você ainda não fez o pagamento em atraso deste período, é possível entrar com um pedido judicial para corrigir o cálculo do INSS e pagar o valor certo. Agora se você já fez o pagamento em atraso, é possível entrar com um pedido judicial para pedir a restituição dos juros e multas pagos ao INSS.

Contudo, não basta sair recolhendo em atraso, pois em muitos casos deverá ser comprovada a atividade no período que deseja recolher.

Assim, caso tenha exercido atividade nesse período e não contribuiu, procure um advogado especialista em Direito Previdenciário para o mesmo verificar se esse recolhimento em atraso te ajuda a se aposentar mais cedo ou até mesmo se melhora a renda de sua aposentadoria.

Comentários