O que é Inteligência Emocional?

Imagem meramente ilustrativa

“Aprenda a usar as emoções a seu favor para ter uma vida mais equilibrada e atingir os seus objetivos. Reconheça seus sentimentos e lide melhor com a pressão e o estresse do dia a dia.” Foi mais ou menos isso que li antes de começar a estudar e compreender verdadeiramente o que é Inteligência Emocional. 

Mas o que é Inteligência Emocional? Inteligência emocional é o nome que se dá ao conjunto de competências relacionadas a lidar com emoções. Mais especificamente, é como (e o quanto) se percebe, processa, compreende e tem habilidade de gerenciá-las.

Daniel Goleman, psicólogo, PhD da Universidade de Harvard e escritor do livro Inteligência Emocional, descreve a inteligência emocional como a capacidade de uma pessoa de gerenciar seus sentimentos, de modo que eles sejam expressos de maneira apropriada e eficaz. 

Goleman define a Inteligência Emocional como o conjunto de competências e habilidades fundamentadas em cinco pilares:

1)Autoconsciência - Capacidade de reconhecer as nossas próprias emoções.

2)Autorregulação - Capacidade de lidar e regular as nossas próprias emoções.

3)Automotivação - Capacidade de se motivar e de se manter motivado.

4)Empatia - Capacidade de enxergar as situações pela perspectiva dos outros.

5)Habilidades sociais - Conjunto de capacidades envolvidas na interação social.

Essas são principais vantagens de desenvolver a Inteligência Emocional, lembrando que ela ode ser desenvolvida em qualquer fase da vida: 

•Diminuição dos níveis de ansiedade e estresse;

•Um maior equilíbrio emocional;

•Maior clareza nos propósitos e metas da vida

•Melhora na capacidade de tomada de decisão;

•Aumento do nível de comprometimento com suas tarefas cotidianas;

•Aumento do senso de responsabilidade, 

•Melhora na autoestima e autoconfiança.

As nossas emoções podem influenciar diretamente as nossas decisões, relacionamentos e escolhas, e por isso, é tão importante desenvolver a Inteligência Emocional. Pessoas que aprendem gerenciar a Inteligência Emocional aumentam a capacidade de pensar de forma consciente, de sentir e de tomar atitudes de forma equilibrada, sem permitir que as suas emoções administrem sua vida e se acumulem de forma a atrapalhar sua vida!

Reflita por alguns momentos: Como está o desenvolvimento da sua Inteligência Emocional? Acompanhe essa coluna semanalmente para aprender e saber mais. 

Até semana que vem!

Elenara Grauer Zummach

Educadora, Mentora e Terapeuta

Comentários