2º Festival Tcheco no Brasil celebra 150 Anos da Imigração Boêmia e reforça laços culturais entre Brasil e República Tcheca

Evento realizado pela ADIB em Nova Petrópolis reuniu autoridades diplomáticas, descendentes e atrações culturais

Adriana Monteiro Arrial | TRIO Comunicação Integrada

Nova Petrópolis recebeu o 2º Festival Tcheco no Brasil entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, uma celebração que uniu história, cultura e emoção. A segunda edição do festival teve dois marcos históricos: os 150 Anos da Imigração Boêmia no Rio Grande do Sul e os 105 Anos de Relações Diplomáticas entre Tchéquia e Brasil. O evento reuniu descendentes, autoridades dos dois países e participantes do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Argentina em uma programação diversificada. 

O Cônsul Geral da República Tcheca no Brasil, Richard Krpač; o representante da Embaixada da República Tcheca em Brasília, Chefe de Missão Adjunto, assuntos políticos, consulares e culturais, Pavel Šára; o Cônsul Honorário da República Tcheca no RS, Fernando Lorenz de Azevedo, e a Assessora Consular, Soňa Smolíková, foram algumas das autoridades diplomáticas presentes no evento. 

O 2º Festival Tcheco no Brasil consolidou-se como um marco de valorização das raízes e fortalecimento dos vínculos entre os dois países. “Foi um encontro de gerações, de histórias e de corações que compartilham o orgulho de suas origens e o desejo de manter viva essa herança”, destacou o presidente da ADIB, Guilherme Stopassola Thiele, ao celebrar o sucesso da segunda edição, fruto de muito trabalho de toda diretoria da ADIB.

A programação iniciou na tarde de 31 de outubro, com a Celebração do Memorial Familiar, que homenageou os imigrantes boêmios pioneiros, e com o lançamento da 1ª Praça Boêmia do Brasil, um presente das famílias Ullmann e Neumann à comunidade de Nova Petrópolis. O espaço fica localizado no Bairro Pousada da Neve. O ato contou com a presença de importantes autoridades, entre elas, Pavel Šára, representante da Embaixada da República Tcheca em Brasília, Chefe de Missão Adjunto, assuntos políticos, consulares e culturais; Richard Krpač, Cônsul-Geral da República Tcheca em São Paulo; Fernando Lorenz de Azevedo, Cônsul Honorário da República Tcheca no Rio Grande do Sul; Elton Weber, Deputado Estadual; Daniel Michaelsen, Prefeito de Nova Petrópolis; Tiago Schmidt, Presidente da Sicredi Pioneira; e Guilherme Stopassola Thiele, Presidente da ADIB.

A cerimônia de abertura oficial do 2º Festival Tcheco no Brasil, realizada no Espaço Sicredi Nova Petrópolis, na noite de 31 de outubro, foi marcada por momentos de emoção e homenagem. As autoridades presentes prestaram tributo ao memorialista Ovídio Hillebrand, um dos fundadores da ADIB e grande defensor da preservação da cultura boêmia, que faleceu em setembro passado. Sua esposa, Adélia Hillebrand, não conteve a emoção com tamanho reconhecimento. 

A solenidade contou com a presença das seguintes autoridades: Cônsul Geral da República Tcheca no Brasil, Richard Krpač; representante da Embaixada da República Tcheca em Brasília, Chefe de Missão Adjunto, assuntos políticos, consulares e culturais, Pavel Šára; Cônsul Honorário da República Tcheca no RS, Fernando Lorenz de Azevedo; Prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen; vice-prefeito Municipal, Alexandre da Silva; 2º Vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Plínio Rodrigues; Presidente da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia (ADIB), Guilherme Stopassola Thiele; Presidente da Sicredi Pioneira, Tiago Schmidt; além de outras lideranças culturais do Município.

Apresentações do Coral Masculino Concórdia, de Linha Imperial, e do Grupo Musical Pramen, de São Paulo, emocionaram os presentes e reforçaram o espírito de união entre as comunidades durante a solenidade de abertura e no coquetel de confraternização. 

Durante o 2º Festival Tcheco no Brasil, os participantes tiveram visita guiada à Mostra Museológica dos 30 anos do Museu de Família Alberto Hillebrand, conduzidas por Adélia Hillebrand, e participaram de uma mesa-redonda entre associações tchecas do Brasil e da Argentina, voltada à preservação cultural e linguística. A programação contou ainda com a roda de conversa sobre cidadania tcheca, conduzida pelo Cônsul-Geral Richard Krpač e pelo representante da Embaixada Pavel Šára, e a palestra sobre oportunidades de intercâmbio na República Tcheca, com vice-presidente da ADIB, Luciane Schommer.

O evento também ofereceu experiências únicas de conexão entre cultura e sustentabilidade. Na Experiência Edelbrau, os participantes conheceram o processo de produção da cerveja artesanal e degustaram rótulos que remetem à tradição cervejeira, além de se divertirem na Experiência Edelbrau. Na Du Organics, a oficina sobre cultivo de cogumelos destacou a herança tcheca na gastronomia e o vínculo com práticas sustentáveis, em um passeio incrível.

A Noite Cultural Promenade Boêmia foi um dos pontos altos do evento, com apresentações do Böhmerlandtanzgruppe, Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein e Grupo Pramen. Com música, dança e emoção, o espetáculo do grupo anfitrião - Böhmerlandtanzgruppe - homenageou os 150 Anos da Inigração Boêmia no Rio Grande do Sul. Além disso, o público saboreou um delicioso jantar típico. 

Encerramento com fé e homenagem aos imigrantes

O encerramento do 2º Festival Tcheco no Brasil ocorreu com missa na Igreja São Lourenço Mártir, que contou com a presença da imagem do Menino Jesus de Praga, trazida pelo Centro de Memória Trachta de Batayporã, no Mato Grosso do Sul. Em seguida, a Caminhada dos Caminhos Boêmios - Etapa 1 - percorreu 11,9 km pela Linha Imperial, resgatando simbolicamente o trajeto dos primeiros imigrantes.

O evento terminou com o descerramento da Placa Comemorativa dos 150 Anos da Imigração Boêmia no RS, junto ao Memorial Boêmio, localizado no Jardim do Moinho. “Homenagem aos imigrantes boêmios que, há 150 anos, vieram em busca de uma nova vida e, com união, trabalho e cooperação, deixaram um legado que permanece vivo em nós” está escrito na placa instalada no domingo, 2 de novembro. 

O descerramento da placa foi feito pelo Cônsul Geral da República Tcheca no Brasil, Richard Krpač; representante da Embaixada da República Tcheca em Brasília, Chefe de Missão Adjunto, assuntos políticos, consulares e culturais, Pavel Šára; Cônsul Honorário da República Tcheca no RS, Fernando Lorenz de Azevedo; Prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, e Presidente da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia (ADIB), Guilherme Stopassola Thiele. A cerimônia encerrou-se com uma apresentação musical dos gaiteiros Gerson Antunes e Paulo Santos, celebrando amizade, cultura e gratidão.

O 2º Festival Tcheco no Brasil foi uma realização da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia (ADIB), com apoio da Embaixada da República Tcheca no Brasil, Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo, Consulado Honorário de Porto Alegre e da Associação Cultural Tcheco-Brasileira de Porto Alegre/RS. Também apoiaram o evento: Böhmerlandtanzgruppe, Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, Sociedade Concórdia de Linha Imperial, Jardim do Moinho, Cervejaria Edelbrau, Du organics e Prefeitura de Nova Petrópolis. Sicredi Pioneira foi a patrocinadora oficial do  2º Festival Tcheco no Brasil. 

Galeria de imagens

Comentários