3ª edição do Dia de Campo Regional de Floricultura na Serra Gaúcha reuniu 293 pessoas em Nova Petrópolis

Evento apresentou inovações no cultivo de cinco espécies-chave do Projeto Flores para Todos e contou com oficinas práticas de arranjos e irrigação

Foto: Jordana Kiekow | Comunicação PMNP

Na quarta-feira, 5 de novembro, Nova Petrópolis recebeu a 3ª edição do Dia de Campo Regional de Floricultura na Serra Gaúcha. O evento ocorreu no Centro Regional de Formação Profissional de Agricultores de Nova Petrópolis (CETANP) e contou com a participação 293 pessoas, entre produtores rurais, técnicos, estudantes e entusiastas da floricultura, que se reuniram em um dia de imersão técnica e troca de conhecimentos. A secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis, Denise Maltoni Bino, e a secretária adjunta da pasta, Silvana Ackermann, prestigiaram o evento.

“O Dia de Campo é uma oportunidade valiosa para fortalecer o setor, aproximar produtores das novas tecnologias e incentivar a qualificação da cadeia produtiva da floricultura. Esses momentos de troca contribuem diretamente para o desenvolvimento sustentável da nossa agricultura. A Prefeitura de Nova Petrópolis agradece a todos os envolvidos neste belo evento”, destacou Denise.

O foco desta edição foi a apresentação das cinco espécies estratégicas do "Projeto Flores para Todos": gladíolos, statice, girassol de corte, ornithogalum e dália de corte.

Os participantes percorreram as estações técnicas dedicadas a cada uma dessas culturas, onde observaram o desenvolvimento das plantas e aprenderam sobre as melhores práticas de manejo. A programação incluiu, também, demonstrações práticas sobre o uso eficiente da irrigação na floricultura e oficinas de arranjos florais, permitindo que os presentes aprendessem a valorizar o produto final com as espécies cultivadas.

O Dia de Campo celebrou o sucesso do "Projeto Flores para Todos", uma iniciativa de impacto nacional. Desde seu início em 2018 até junho de 2025 (em sua 15ª fase), o projeto já alcançou 462 famílias rurais e 89 escolas do campo, abrangendo 299 municípios em 21 estados brasileiros e o Distrito Federal.

O CETANP, que foi sede do evento, desempenha um papel central como Centro de Treinamento de Agricultores no Rio Grande do Sul, sendo um polo de difusão para espécies como a dália de corte, o ornithogalum e o girassol, este último também disseminado através de parcerias com 25 instituições de ensino superior em 13 Estados.

Participação do CRAS de Nova Petrópolis no evento

As famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Nova Petrópolis, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), também participaram da 3ª edição do Dia de Campo Regional de Floricultura na Serra Gaúcha. As famílias participaram de oficinas práticas e aprenderam sobre o cultivo de flores e sustentabilidade. O encontro fortaleceu laços e promoveu trocas de experiências.

Comentários