A hospitalidade no turismo é tema de workshop em Picada Café

Cerca de 30 empreendedores e colaboradores participaram do workshop

Foto: Marco Dieter/Assessoria de Comunicação

Realizado pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Picada Café, com apoio da Sicredi Pioneira e do Sebrae RS, o Workshop sobre Hospitalidade no Turismo, promovido na noite desta segunda-feira, dia 27, no Espaço Sicredi Picada Café, trouxe à pauta um debate eloquente sobre a importância de acolher bem e gerar experiências positivas nos estabelecimentos locais, especialmente aqueles ligados à gastronomia.

No contexto do turismo, hospitalidade significa muito mais do que apenas “receber bem”. Está relacionada ao acolhimento, respeito e cuidado oferecidos ao visitante, desde o momento em que ele chega até a sua partida. É o conjunto de gestos, sensações e atitudes que constroem a memória afetiva do turista, aquilo que o faz querer voltar.

Antes das falas técnicas, o público foi agraciado com apresentações do Coral Municipal e do Vocal de Picada Café, ambos sob a regência de Cândida Maldaner, que encantaram os presentes e simbolizaram, de forma sensível, o espírito acolhedor da comunidade.

A secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Cléri Spindler, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da união entre poder público, empreendedores e instituições parceiras para o fortalecimento do turismo local. Na sequência, Bruna de Oliveira, assessora de negócios do Sebrae RS, e Renata Silva, gerente e coordenadora do Espaço Sicredi Picada Café, colocaram suas estruturas e conhecimentos à disposição dos empreendedores do município.

A palestra principal da noite foi ministrada por Vanessa Schardong, mestre em Gestão do Turismo, com ampla experiência nas áreas de empreendedorismo, vendas, marketing, inovação e gastronomia. Vanessa demonstrou que a hospitalidade é um valor que pode e deve ser aprendido, treinado e aprimorado. Reforçou que ela se manifesta no acolhimento simpático e cordial, na prestação de serviços de qualidade, na atenção ao cliente, em ambientes limpos e agradáveis e na expressão da identidade local, elementos que, juntos, garantem o bem-estar do turista.

Cerca de 30 empreendedores e colaboradores participaram do workshop e destacaram a relevância do encontro para fortalecer o atendimento e a imagem de Picada Café como destino acolhedor e de experiências autênticas.

A secretária Cléri Spindler sintetizou o espírito da noite de conhecimentos. “A hospitalidade é o coração do turismo. É ela que transforma visitantes em amigos e experiências em memórias.”

Comentários