Ações educativas marcaram o 2º Mês do Meio Ambiente em Nova Petrópolis

Mais de 3 mil alunos participaram de iniciativas de conscientização ambiental promovidas pela Prefeitura

Foto: Comunicação PMNP

Durante todo o mês de junho, a Prefeitura de Nova Petrópolis promoveu o 2º Mês do Meio Ambiente, com uma programação intensa e diversificada. As ações incluíram palestras educativas em escolas e visita de campo dos alunos; coleta de lixo eletrônico, vidro e óleo de cozinha; feira de adoção animal; rústica do meio ambiente; projeto Doe um Livro e Adote uma Planta, entre outras atividades.

As iniciativas tiveram como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental e incentivar práticas sustentáveis no dia a dia. Além disso, buscaram promover o engajamento da população em ações que contribuam para a proteção dos recursos naturais, o bem-estar animal e a valorização da educação ambiental.

Durante o 2º Mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Nova Petrópolis alcançou públicos de todas as idades, fortalecendo a cultura da sustentabilidade no Município.

De 2 a 6 de junho, a Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva realizou o 18º Doe um Livro, Adote uma Planta. Durante a ação, 115 plantas foram adotadas e 148 livros e 15 gibis foram doados. Já a Rústica do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto e realizada na Pista Atlética do Colégio Cenecista Frederico Michaelsen, reuniu 310 atletas de 17 Municípios, no dia 15 de junho. A Feira de Adoção Animal, realizada no dia 7 de junho pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, contou com a adoção de 23 gatos e 4 cachorros. E nos dias 6 e 7 de junho, foi realizada a 2ª Coleta de Lixo Eletrônico, Óleo de Cozinha e Vidro de 2025. Durante a ação, foram recolhidos 7.105 quilos de resíduos, sendo 3.905 quilos de lixo eletrônico e 3.200 quilos de vidro, e 750 litros de óleo de cozinha.

Já nas escolas de Nova Petrópolis, foram realizadas 61 palestras educativas de diversos assuntos: água, mudanças climáticas, resíduos sólidos, fauna e flora de Nova Petrópolis, solo, Mata Atlântica, polinização e bem-estar animal. Participaram das palestras 1.545 estudantes de escolas Municipais, Estaduais e particulares. Além disso, nos dias 16 e 17 de junho, alunos do Pré A aos 4º Anos das escolas de Nova Petrópolis assistiram ao espetáculo “Guardiões da Árvore Sagrada”, apresentado pela Associação Teatro Luz & Cena, de Novo Hamburgo. A ação reuniu 1.778 alunos de escolas Municipais, Estaduais e particulares. E, ainda durante o 2º Mês do Meio Ambiente, 385 alunos também visitaram a Central de Triagem de Resíduos da Junges, em Tupandi, e a fábrica da Seibt Máquinas para Plásticos, em Nova Petrópolis. Ao todo, 3.323 estudantes do Município participaram das ações promovidas pela Prefeitura de Nova Petrópolis durante o 2º Mês do Meio Ambiente.

A bióloga da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis, Evelyn Luise Dinnebier, destaca que o 2º Mês do Meio Ambiente foi uma oportunidade de dar visibilidade a temas ambientais importantes e que fazem parte da realidade local.

“A ideia foi aproximar a comunidade dessas questões, tratando de assuntos como a fauna e flora presentes no nosso Município, os desastres ambientais que enfrentamos em 2024, o bem-estar dos animais e os desafios e possibilidades ligados aos resíduos sólidos que nós geramos”, diz Evelyn.

Ela também ressalta que, neste ano, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente priorizou as ações de educação ambiental voltadas ao público escolar. “Com o apoio da Secretaria de Educação e Desporto, da Secretaria de Turismo e Cultura e da Defesa Civil, conseguimos levar atividades a quase todas as escolas do Município, envolvendo grande parte da comunidade escolar. Foi uma oportunidade de lançar um novo olhar sobre a realidade ambiental do lugar em que vivemos”, conclui Evelyn.

Comentários