Agrupamento de Umbanda Tenda de Ogun Xoroke celebra 25 anos de atividades em Nova Petrópolis

Fundador do terreiro, Pai Carlinhos comemora avanços e se diz feliz e realizado por ter podido ajudar muitas pessoas ao longo das duas décadas e meia

Foto: Jéssica Loesch

O dia 23 de abril é especial para o Pai Carlinhos, ainda mais deste ano, pois o Agrupamento de Umbanda Tenda de Ogun Xoroke completa 25 anos. O terreiro foi fundado após o Pai Carlinhos atravessar um momento difícil em sua vida. Católico, ele foi levado a um terreiro pela esposa, como um último recurso. E, mesmo sem acreditar muito, foi ali que encontrou a verdadeira cura e mudou de vida. Também foi no terreiro que ganhou uma missão dos chamados Guias de Luz: abrir um terreiro em Nova Petrópolis.

E assim o fez. Incialmente, a Tenda foi destinada apenas a familiares, pois havia o receio de Pai Carlinhos sobre a aceitação da comunidade novapetropolitana em relação ao terreiro. “A gente abriu o terreiro numa garagem, na Rua Duque de Caxias, no Bairro Logradouro. Primeiro só foi para familiares, não realizamos divulgação. Mas, aos poucos foram chegando outras pessoas e a gente acolheu”, afirma. 

Mais tarde, a Tenda de Ogun passou para o atual endereço, na Vila Germânia. Atualmente, o local é procurado por pessoas não só de Nova Petrópolis, mas de diversas cidades do Estado e também de fora, independente de crença. “Aqui não fazemos distinção de raça, cor, opção sexual ou crença, todos são bem recebidos”, destaca o Pai Carlinhos. 

Ao longo dos 25 anos, Pai Carlinhos destaca diversas conquistas no município, como apoio do Poder Público, criação de um Conselho Municipal de Povo Terreiro, a participação em eventos, como o Festival Internacional de Folclore, entre outras. Além disso, o Pai Carlinhos também se orgulha em fazer parte do Conselho Estadual e de ter sido o primeiro presidente do Conselho Superior de Umbanda da Serra Gaúcha, fundado em 2019. 

Segundo o líder religioso, a Umbanda é norteada pela espiritualidade e pela caridade. “Nossa busca é pela cura, seja ela física ou espiritual, mas importante dizer que sempre trabalhamos junto com a medicina. Nunca vamos dizer a um paciente que ele pare um tratamento ou não vá ao médico. Acreditamos que a espiritualidade deve andar lado a lado com a medicina”, afirma. 

Dentro da caridade, Pai Carlinhos ressalta que, anualmente, são realizadas diversas ações sociais pela Tenda de Ogun. A mais conhecida é o Natal das Crianças, que reúne cerca de 200 crianças do bairro, para as quais são distribuídos brinquedos, pacotinhos de doces e cestas básicas. 

A principal luta do povo de terreiro, de acordo com o Pai Carlinhos, é contra o preconceito e a intolerância. Segundo ele, ele existe até mesmo entre os próprios umbandistas, que têm vergonha da religião. “Diretamente, eu nunca fui alvo de preconceito, mas a gente sabe que ele existe, e a gente busca sempre lutar contra”, destaca.

Por isso, em Nova Petrópolis e Picada Café, o líder religioso já participou de rodas de conversa em várias escolas a fim de tratar sobre a Umbanda e as religiões de matriz africana. “É um trabalho muito importante, pois é através do conhecimento que levamos às crianças que vamos acabar com o preconceito. E o bacana é que eles levam essas informações para dentro de casa”, conta o Pai Carlinhos. 

O umbandista enfatiza que se sente realizado pelo trabalho que conseguiu desenvolver ao longo dos 25 anos da Tenda de Ogun. “A gente fica muito feliz quando a pessoa nos procura e sai daqui bem. Sou muito agradecido a Deus por ter me dado esse dom e assim seguirei até terminar a minha missão por aqui”, destaca o líder religioso.

No Agrupamento de Umbanda Tenda de Ogun Xoroke, mensalmente, são realizadas sessões de passe, além de atendimentos individuais com hora marcada. O Centro de Umbanda localiza-se na Rua Wenzel Schwantes, nº 40, no bairro Vila Germânia.

Comentários