Caminhada do Rosário tem sua primeira edição no Pinhal Alto

Atividade que envolveu religiosidade, história e cultura ocorreu na manhã do último domingo

Foto: Francis Jonas Limberger

A comunidade do Pinhal Alto, no interior de Nova Petrópolis, recebeu no último domingo, 19 de outubro, a 1ª Caminhada do Rosário. Formada por um roteiro de caminhada com 6 km de extensão, a atividade envolveu religiosidade, história e cultura local.

Cerca de 40 pessoas participaram da primeira edição, que teve início na Igreja Imaculado Coração de Maria, com uma bênção ministrada pelo padre Delcio Miguel Reiter. “Caminhada faz bem para o corpo e para a alma. E quem somos nós? Um povo que caminha. É muito mais cômodo ficar em casa, mas a gente não alcança os objetivos”, afirmou o líder religioso.

Além da capela Imaculado Coração de Maria, a caminhada passou pelo Santuário dos Três Mártires Riograndenses, Cruz da Primeira Missa, Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e Cruz do Marco Zero. Os locais ajudam a contar a história do Pinhal Alto, comunidade que se caracteriza por ter pertencido ao município de São Leopoldo, enquanto que as demais localidades de Nova Petrópolis pertenciam a São Sebastião do Caí.

A contextualização histórica ficou a cargo da professora e escritora Helena Ines Seger Weber, tendo por base o livro „Im Tannenwald“, publicação da Comunidade Católica de Pinhal Alto (2024).

Ao término da caminhada, os participantes foram recepcionados com um almoço na sede do Esporte Clube Pinhalense, entidade esportiva que comemora 70 anos em 2025.

A 1ª Caminhada do Rosário teve organização de Caminhos Germânicos, Esporte Clube Pinhalense e Comunidade Católica do Pinhal Alto, com patrocínio de Druck Gráfica. De acordo com os organizadores, a segunda edição deve ocorrer em outubro de 2026.

Comentários