Campanha de Vacinação contra a Influenza começa dia 7 de abril

Vacina estará disponível em todos os postos de saúde de Nova Petrópolis

Foto: Adriana Rabassa | Acervo PMNP

Na próxima segunda-feira, 7 de abril, terá início a Campanha de Vacinação contra a Influenza em todo o Brasil, destinado ao público-alvo determinado pelo Governo Federal. Em Nova Petrópolis, a vacina contra a gripe estará disponível na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, das 8h às 16h e nas demais UBSs, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza na população-alvo. O Dia “D” de Vacinação e mobilização nacional será dia 10 de maio.

De acordo com os informes divulgados pelo Governo Federal, e seguidos pela Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, poderão ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes puérperas (até 45 dias após o parto); idosos com 60  anos ou mais; povos indígenas a partir dos 6 meses de idade; quilombolas de todas as idades; pessoas em situação de rua de todas as idades; trabalhadores da Saúde dos serviços públicos e privados; trabalhadores da Educação; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade (detalhar as condições listadas no documento).

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, todos os postos de saúde do Município irão aplicar o imunizante contra a influenza, por livre demanda, sem a necessidade de agendamento. Para receber a vacina, a pessoa deverá apresentar a carteirinha de vacinação, documento de identidade e cartão SUS. A liberação para o restante da população depende de autorização dos órgãos de saúde estaduais e federais.

A vacina que será utilizada na imunização será a influenza trivalente para o hemisfério sul. Os três tipos de cepas do vírus são: A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09; A/Croatia/10136RV/2023 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria).

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social ressalta que a vacinação é a melhor estratégia de prevenção contra a influenza, capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.

Comentários