Cetanp divulga calendário de curso de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares

Capacitação presencial terá carga horária de 40 horas/aula e será realizada de março a novembro deste ano

Foto: Ana Cristina Gottschalk- Emater/RS-Ascar

A Emater/RS-Ascar anuncia o calendário do Curso de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares para 2026 no Centro de Treinamento de Nova Petrópolis. A capacitação presencial terá carga horária de 40 horas/aula e será realizada de março a novembro deste ano. Desde 1999, o curso já capacitou 3.457 pessoas em 216 turmas, consolidando-se como referência nacional na área de fitoterapia.

O Curso de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, que tem grande procura de várias regiões do Brasil, terá oito edições em 2026: 16 a 20 de março; 13 a 17 de abril; 11 a 15 de maio; 15 a 19 de junho; 6 a 10 de julho; 21 a 25 de setembro; 5 a 9 de outubro; 9 a 13 de novembro.

Com a filosofia de "aprender a fazer fazendo", o curso é ministrado por uma equipe multidisciplinar formada por extensionistas rurais sociais, cuja metodologia prática promove a troca de experiências entre participantes de diferentes regiões e estados.

O conteúdo abrange desde a história da fitoterapia e a identificação botânica até técnicas de preparo caseiro de remédios, manejo sustentável, compostagem, controle de pragas sem agrotóxicos e processos de colheita, secagem e armazenamento.

Conforme a coordenadora do Cetanp, a extensionista rural social, Ana Cristina Gottschalk, o objetivo do curso é divulgar e promover a fitoterapia como opção legítima de tratamento, reconhecida como uma prática integrativa e complementar, incentivando o autocuidado entre agricultores e a comunidade. “Além disso, busca-se implantar políticas públicas socioassistenciais, envolvendo agentes e profissionais de saúde, estimulando a autonomia e participação da comunidade em decisões relacionadas à saúde e bem-estar”, destaca.

CONQUISTAS

Políticas públicas: Nova Petrópolis implementou política municipal de fitoterapia em parceria com a Emater/RS-Ascar e a prefeitura. Dez espécies de plantas medicinais estão disponíveis em forma de infusão nas unidades de saúde, Caps, Cras, Farmácia Municipal e Secretaria da Saúde.

Cidadania: o acesso às plantas medicinais consolida-se como alternativa legítima de tratamento, ampliando opções de cuidado à população.

Autonomia e empoderamento: o curso, com público majoritariamente feminino, fortalece o papel das mulheres como agentes de transformação social e oferece alternativas de geração de renda.

INSCRIÇÕES

Os interessados podem se inscrever no escritório da Emater/RS-Ascar do seu município ou diretamente no Cetanp, através dos WhatsApp (54) 9 9637-7406 e (54) 9 9934-6839 ou ainda via e-mail: ctcetanp@emater.tche.br.

Comentários