Emoção marca entrega da Medalha da 56ª Legislatura à Comissão de Mulheres

Além de presidentes de sindicatos rurais, autoridades estaduais e federais acompanharam o evento

Foto:Marcelo Oliveira/ AL-RS

Lágrimas, sorrisos e música marcaram a entrega da Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa à coordenadora da Comissão  Estadual de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Lérida Pavanelo em reconhecimento aos 40 anos de lutas e conquistas da comissão. Ao discursar em frente ao telão com fotos de integrantes e ex-integrantes do grupo, Lérida agradeceu a honraria inédita e destacou inúmeras lutas, como a da Previdência: “Estar aqui é representar milhares de agricultoras que ficaram lá na propriedade, é reconhecer o trabalho de anos de muitas companheiras e companheiros, gratidão deputado Elton.” 

Mais de 150 mulheres de diversas regiões do Estado, incluindo ex-coordenadoras da Comissão como Inque Scheider e Maribel Moreira, lotaram o Salão Júlio de Castilhos para acompanhar a homenagem proposta pelo deputado estadual Elton Weber (PSB) e que teve degustação de produtos da agricultura familiar gaúcha.  

“Hoje é um dia especial. São 40 anos de uma construção de muita perseverança e luta pelos direitos das mulheres no campo, por igualdade, qualificação e empoderamento. Uma justa homenagem que, espero, estimule o enfrentamento de novos desafios como a violência contra a mulher”, enfatiza Weber.    

Além de presidentes de sindicatos rurais, autoridades estaduais e federais acompanharam o evento os presidentes da  Fetag-RS, Carlos Joel da Silva; e da Frente Paramentar da Agricultura Familiar na Câmara dos  Deputados, deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS). Embalada pela voz e violão de Rosa Maria Lorenzato Tres, a primeira mulher a presidir um sindicato rural no Rio Grande do Sul, a homenagem acabou em clima de festa.

Comentários