Festival Sabores da Colônia 2025 volta para a Praça das Flores de Nova Petrópolis

Evento ocorre de 27 de junho a 6 de julho no coração da cidade mais germânica da Serra Gaúcha

Foto: Fotos 50mm / Vini Martins e Marcelo Farinha

Nova Petrópolis, a cidade mais germânica da Serra Gaúcha, se prepara para o Festival Sabores da Colônia 2025. O evento ocorre de 27 de junho a 6 de julho, de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta a domingo, das 8h às 20h, na Praça das Flores e Rua Coberta.

Os mascotes Otto e Anna recepcionaram imprensa, autoridades e convidados para a coletiva de imprensa de lançamento do evento realizada nesta segunda-feira, 26 de maio, no Jardim do Moinho, onde foram apresentadas todas as novidades e atrações do Festival Sabores da Colônia 2025. O evento contou com a presença da imprensa local, regional e do Estado, além de autoridades Municipais e do setor primário do Rio Grande do Sul. Após conhecerem o cerimonial, os presentes saborearam um coquetel colonial, com delícias da gastronomia típica germânica.

Durante 10 dias de programação, a cidade Jardim da Serra Gaúcha, Capital Nacional do Cooperativismo e Capital Estadual da Meliponicultura, proporcionará à comunidade e visitantes uma rica experiência, com gastronomia típica alemã, produtos coloniais, atrações culturais e shows com Família Lima e Renato Borghetti. O objetivo do evento é valorizar os produtores rurais do Município e resgatar as tradições germânicas. O Festival Sabores da Colônia é aberto ao público e tem entrada franca.

Participaram da coletiva de imprensa de lançamento do Festival Sabores da Colônia, o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen; o vice-prefeito Municipal, Alexandre da Silva; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, Ari Arsênio Boelter; o secretário Municipal de Turismo e Cultura, Rodrigo Sangali; a secretária adjunta da pasta, Mayara Senna dos Reis; a secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Denise Maltoni Bino; e a adjunta da pasta, Silvana Ackermann; a 2ª Secretária da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG-RS, Ana Carolina Benetti; o vice-presidente da Câmara de Vereadores, João Batista dos Santos, entre outras autoridades. 

Dentre as novidades deste ano, estão o retorno do Festival Sabores da Colônia para a Rua Coberta e Praça das Flores; shows com Família Lima e Renato Borghetti; a Caminhada da Batata Doce; jogos coloniais com a participação do público, e muito mais. A abertura oficial do evento está prevista para o dia 29 de junho, domingo, às 16h, na Rua Coberta de Nova Petrópolis.

O diferencial do Festival Sabores da Colônia são os produtos coloniais produzidos em Nova Petrópolis e outras 18 cidades do Rio Grande do Sul. Mais de 30 expositores irão comercializar embutidos, queijos, iogurtes, rapaduras, melado, cachaça, paçoca, conservas, destilados, vinhos, sucos, mel e produtos compostos, nozes, doce de leite, molhos, patês, cucas, pães e biscoitos; além de artesanato diverso e flores. Haverá também a comercialização de cervejas, espumantes e chopp.

“O Festival Sabores da Colônia é um evento em ascensão, que vai destacar nosso rico interior e valorizar o trabalho do agricultor. Com a proposta de enaltecer esta atração, vamos transformar a Praça das Flores e Rua Coberta em um cenário ainda mais acolhedor para trazer as delícias produzidas na agricultura familiar ao coração de Nova Petrópolis”, destaca o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen.

É ao som das bandinhas típicas alemãs, nos passos dos grupos de danças folclóricas e no entoar dos corais, que os artistas locais irão mostrar costumes e tradições mantidas e encantam todos os visitantes, o melhor da cultura germânica no palco principal do Festival Sabores da Colônia 2025.

O Festival Sabores da Colônia é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café; FETAG-RS; EMATER/RS e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul. O evento conta com o patrocínio de Sicredi Pioneiro e Círculo Energia Solar/ Ecosul Distribuidora.

Comentários