Hoje é o último dia para votar na Consulta Popular 2025 e garantir recursos para Ivoti

A votação é totalmente digital e pode ser feita de forma rápida e fácil pelo site!

Foto: Divulgação/Comunicação Prefeitura de Ivoti

Os moradores de Ivoti e dos outros 13 municípios que compõem o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos) têm até hoje, 10 de outubro, para participar da Consulta Popular 2025 e ajudar a escolher qual projeto receberá parte dos R$ 2,4 milhões do orçamento estadual de 2026 destinados à região.

A votação é totalmente digital e pode ser feita de forma rápida e fácil pelo site www.consultapopular.rs.gov.br ou pelo WhatsApp (51) 3210-3260. Para votar, é necessário ter o número do título de eleitor em mãos.

Com o objetivo de incentivar a participação popular na definição das prioridades de investimento em cada região, a iniciativa é organizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e distribui R$ 60 milhões entre os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) do Estado. 

 

Municípios que podem votar:

Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.

Para que um município seja contemplado com os recursos da proposta vencedora, ele precisa atingir pelo menos 2% de participação dos eleitores. No entanto, se mais de 50% dos votos da proposta vencedora forem de um único município, ele poderá receber os recursos mesmo sem atingir esse percentual mínimo.

 

Projetos disponíveis na votação:

Os eleitores podem escolher entre quatro propostas prioritárias:

Saúde Animal e Meio Ambiente: Castração em massa de cães e gatos, microchipagem, atendimento veterinário gratuito ou de baixo custo e farmácias veterinárias populares.

Defesa Civil e Meio Ambiente: Equipamentos e viaturas para defesas civis municipais, com foco em desastres naturais.

Inovação, Ciência e Tecnologia: Criação de parque tecnológico para startups, inclusão digital e soluções tecnológicas para serviços públicos.

Turismo: Revitalização de parques e praças, com sinalização e rotas turísticas.

A consulta popular é uma importante ferramenta de democracia participativa, que permite aos cidadãos influenciarem diretamente nas decisões sobre onde e como o dinheiro público será investido.

Aproveite, o prazo termina hoje! Participe e ajude a decidir o futuro da sua região!

Comentários