Issur defende educação técnica para suprir falta de mão de obra qualificada no RS

Secretário Adjunto ressaltou que empresas enfrentam dificuldades para preencher vagas por falta de profissionais qualificados

Foto: Divulgação

Durante reunião na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) com representantes do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe), o secretário Adjunto Issur Koch destacou que a formação técnica precisa responder às demandas reais do mercado de trabalho.

Professor de formação, Issur ressaltou que empresas de diferentes setores enfrentam dificuldades para preencher vagas por falta de profissionais qualificados. “A educação técnica tem papel decisivo no desenvolvimento social e econômico porque oferece aprendizado prático e imediato. Mas, para gerar resultados, precisamos planejar com previsibilidade e escutar o mercado, formando pessoas para as vagas que já existem e para as que estão surgindo”, afirmou.

A Secretaria tem feito reuniões estratégicas com representantes do Sinepe-RS para avançar na construção de um plano de fortalecimento da educação técnico-profissionalizante no Estado. O encontro contou com a participação das secretarias da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Invest RS, reforçando a articulação do governo com as instituições de ensino e o setor produtivo.

Já o Sinepe apresentou dados do ensino superior no Estado - como número de estudantes e instituições ativas -, e sugeriu caminhos para ampliar ações voltadas à educação técnico-profissionalizante. A Seduc, por meio da Superintendência da Educação Profissional, detalhou o modelo atualmente adotado para definição de prioridades e seleção de cursos ofertados em programas públicos, considerando demandas regionais e setoriais.

As discussões também levaram em conta os recursos futuros do Propag, mecanismo federal de renegociação das dívidas dos estados que vincula a economia gerada a investimentos sociais e estruturantes, incluindo cursos de qualificação profissional.

Ao final do encontro, foi definida a criação de um grupo de trabalho para consolidar propostas para a área, fortalecendo a conexão entre escola, setor produtivo e desenvolvimento econômico.

Comentários