Músico Alexandre Fritzen da Rocha recebe Prêmio Competência Profissional RS

Esta é a segunda vez que o músico de Nova Petrópolis recebe esse reconhecimento

Foto: Raphael Padilha

No sábado, dia 29 de março, o professor doutor Alexandre Fritzen da Rocha recebeu pela segunda vez o Prêmio Competência Profissional RS - Premiação Ouro.

O prêmio agracia profissionais do Rio Grande do Sul que tenham atingido destaque em sua atuação profissional ao longo do ano, em razão de sua contribuição para a sociedade gaúcha. Alexandre recebeu o prêmio por seus trabalhos como professor universitário e músico. O evento ocorreu na sede do Grêmio Náutico Gaúcho, em Porto Alegre. Foram homenageados profissionais de variadas cidades que atuam em diferentes profissões.

Biografia resumida:

Instrumentista, compositor, professor e pesquisador musical, Alexandre Fritzen da Rocha é o primeiro doutor em órgão pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestre, Bacharel e Licenciado em Música, realizou cursos complementares de formação, com destaque para Especialização em Educação Musical (CENSUPEG, 2017), Especialização em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado (SENAC, 2020) e Curso Profissionalizante em Piano Clássico (EMPA, 2003).

Vencedor do importante “Prêmio Profissionais da Música” na categoria nacional de Professor Universitário de Teoria Musical (2023), neste ano será, pela terceira vez consecutiva, finalista do mesmo prêmio em seis categorias distintas.

Com dezenas de lançamentos fonográficos, realizou turnês em diferentes estados brasileiros, Uruguai, Argentina, Espanha e Letônia. Suas músicas já atingiram mais de 2 milhões de execuções em plataformas de streaming e em sua trajetória compôs mais de 20 trilhas sonoras para cinema, teatro, dança e games.

No âmbito acadêmico, suas pesquisas versam sobre leitura musical à primeira vista, estratégias de estudo e música e tecnologia, tendo apresentado trabalhos e publicado artigos em anais de congressos brasileiros e argentinos, além da publicação de um livro sobre leitura musical à primeira vista.

Ministrou aulas em universidades e faculdades do Brasil, México e Moçambique. Atualmente é professor universitário nos cursos Licenciatura em Música e Produção Audiovisual/Cinema da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atua como concertista e como compositor independente, além de realizar pareceres e consultorias técnicas em editais de fomento à cultura no Brasil em níveis municipal, estadual e federal.

Comentários