Nova Petrópolis retoma Desfile Cívico de Sete de Setembro com grande participação popular após sete anos

Comunidade escolar e entidades celebraram a Independência do Brasil e os 70 Anos do Município

Foto: Gian Baum | Comunicação PMNP

Em uma manhã de domingo repleta de civismo, a comunidade de Nova Petrópolis se reuniu na Avenida 15 de Novembro para celebrar o Dia da Independência do Brasil com o retorno do tradicional Desfile Cívico de Sete de Setembro. O evento, que não era realizado há sete anos, foi marcado por grande emoção e expressiva participação de escolas do Município e diversas entidades, que coloriram a principal via da cidade com as cores da bandeira e a alegria do reencontro com a tradição.

O desfile deste ano teve um significado especial, pois, além de comemorar a Independência Nacional, celebrou os 70 Anos de emancipação política de Nova Petrópolis. Esta temática foi o fio condutor das apresentações, que resgataram a história e a trajetória do Município, homenageando suas raízes e seu desenvolvimento ao longo de sete décadas.

Estudantes de escolas das redes municipal, estadual e particular, juntamente com membros de entidades representativas da comunidade, como o CTG Pousada da Serra, a Brigada Militar, o Corpo de Bombeiros Voluntários e o SAMU, marcharam pela avenida sob os aplausos de um público entusiasmado, que compareceu em peso para prestigiar o evento. A participação de bandas marciais escolares deu o ritmo e solenidade à parada, contagiando a todos os presentes.

O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, destacou a importância do resgate do desfile. “O desfile cívico é muito mais do que um ato simbólico. Ele representa o amor à Pátria, o respeito à nossa história e a valorização da cidadania. É a oportunidade de reunirmos nossas escolas, entidades, associações, forças vivas da comunidade e mostrarmos, juntos, que acreditamos em um futuro melhor para o nosso país. Retomar o desfile cívico é reafirmar nosso compromisso com a educação, a cultura e os valores que unem gerações. É também uma forma de inspirar as crianças e os jovens a cultivarem o sentimento de pertencimento, de responsabilidade e de orgulho de ser brasileiro”.

O vice-prefeito, Alexandre da Silva, falou sobre a importância da data para os brasileiros. “São as pessoas que constroem um país, são as pessoas que constroem uma nação e fazem dela ser forte. Hoje, no Sete de Setembro, celebramos a independência do Brasil, o marco fundamental na nossa história. Em 1822, Dom Pedro I clamou ‘Independência ou Morte’, dando início a uma nova era de liberdade e auto determinação para o nosso país. Neste dia, lembramos da coragem e a determinação daqueles que lutaram pela nossa Independência. É um momento para refletir sobre os valores que nos unem como nação: liberdade, justiça e igualdade. Que possamos continuar trabalhando juntos para construir um Brasil melhor”, disse.

A Secretária Municipal de Educação e Desporto, Caroline Andréia Kehl Matter declamou um poema sobre o Município. “Nova Petrópolis nada mais é do que um poema no Jardim da Serra Gaúcha. Nova Petrópolis é a cidade que abraça com a sua natureza, onde o sol se deita em tons de laranja e anil. A neblina cobre o vale como uma tapeçaria e a arquitetura germânica faz o coração sorrir. O caminho pelo Labirinto Verde é um convite ao sonho, onde cada curva esconde um segredo e carinho. O ar puro das araucárias, o canto, o canto dos pássaros e cada passo um alento de paz. No Jardim da Serra Gaúcha a vida floresce, com o calor da gente, a nossa cultura prevalece. Nova Petrópolis, minha cidade, meu refúgio, onde cada pedra tem história e cada olhar um grande abraço”.

O Desfile Cívico de Sete de Setembro encerrou com chave de ouro a programação da Semana da Pátria no Município, que contou com a realização de horas cívicas nas escolas e na Praça das Flores e o hasteamento das bandeiras. O sucesso do evento reafirma o compromisso da administração municipal e da comunidade em manter vivas as tradições que unem e fortalecem a identidade de Nova Petrópolis.

Comentários