Nova Petrópolis será um dos palcos do “Mulheres Rurais: Cultivando Diversidades e Interculturalidades”

Evento ocorre no dia 25 de julho, em alusão ao Dia do Colono, do Motorista e o Dia Nacional do Escritor

Foto: Divulgação

Nova Petrópolis será um dos palcos do “Mulheres Rurais: Cultivando Diversidades e Interculturalidades”, evento que ocorre no Município e também em Campina Grande, na Paraíba. O evento ocorre em 25 de julho, Dia do Colono, do Motorista e o Dia Nacional do Escritor em Nova Petrópolis e dia posterior ao São João de Campina Grande, município palco do Maior São João do Mundo, e também Dia do Imigrante. Em Nova Petrópolis, o Mulheres Rurais integra a programação do 52º Festival Internacional de Folclore.

As datas escolhidas homenageiam festas com celebrações que mesclam elementos religiosos e culturais, além da contribuição dos imigrantes para a formação e desenvolvimento de diversos países, incluindo o Brasil, e a celebração e valorização da literatura e da escrita na vida e na construção das identidades.

A iniciativa tem o objetivo de valorizar o papel das mulheres rurais na preservação da diversidade cultural, ecológica e social do país. O evento promoverá o encontro entre diferentes regiões, saberes tradicionais e vivências, fortalecendo o protagonismo feminino em contextos rurais e a construção de pontes interculturais entre o Nordeste e o Sul do Brasil.

No intuito de fortalecer o poder das mulheres rurais como guardiãs da terra, da memória e da cultura. Ao integrar práticas agroecológicas, expressões literárias e lutas por direitos, “Mulheres Rurais” firma-se como espaço de partilha, fortalecimento e celebração da pluralidade do Brasil rural e feminino.

 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

O evento começa às 8h10, com a mesa de abertura composta pela professora de psicologia Juliane Dominoni; secretário de Turismo e Cultura de Nova Petrópolis, Rodrigo Barbieri Sangali; diretor do Arquivo e Patrimônio Histórico, Pedro Henrique Scheer; Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Denise Maltoni Bino; secretária-adjunta de Agricultura e Meio Ambiente, Silvana Ackermann; vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, Mariana Caroline Marcon; e Helena Klein, representando o Coletivo de Escritores de Nova Petrópolis.

Às 8h30 ocorre o Comitê Mulher Sicredi: um panorama nacional e nordestino, painel ministrado pela assessora do desenvolvimento cooperativista da Sicredi, Joana Macedo. Às 8h50 é a vez do “Vivências femininas na zona rural: um estudo comparativo entre Campina Grande e Nova Petrópolis”. Quem fala são as graduandas em psicologia pela UFCG/PB, Ivina Vitória Oliveira, Julie Isabela Lobato e Beatriz Ramos Cabral. Às 9h05, a historiadora Caroline Auler Jardim apresenta o painel “Entre colônias e Assentamentos: o encontro de duas culturas rurais pelas mãos das mulheres”.

Às 9h20, Mariana Marcon falará sobre as mulheres rurais de Nova Petrópolis na luta por garantia de direitos e, às 9h40, a agricultora Marli Ruchel falará sobre “Mulher Rural: uma trajetória entre os sistemas agroflorestais, flores comestíveis e PANC”.

Após o intervalo das 10h, Helena Klein falará sobre a literatura como porta de entrada para vozes femininas. Às 10h40 Jussara Prates falará sobre “Mulheres Rurais: guardiãs da história e da memória local”.

O último painel será ministrado pela escritora Helena Seger, que fará uma roda literária com o tema “Nossas Mães” ainda ensinam? O evento encerra às 11h30 com uma roda de conversa aberta aos participantes.

Interessados em participar podem se inscrever através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdDLP1arrSOITgf4SAvnkFhN2n1znOJRtuITR7LbbZG8z_UQg/viewform e poderá receber o certificado de quatro horas.

Comentários