O legado do Volksverein preservado e apresentado no livro “Omnibus Omnia”

Obra escrita por Arthur Blásio Rambo e Helena Seger já pode ser adquirida

Foto: 50mm / Marcelo Farinha e Vini Martins

O universo conspirou e a obra “Omnibus Omnia”, escrita por Arthur Blásio Rambo, historiador com 95 anos, e Helena Seger, escritora, foi lançada no último final de semana, dias 15 e 16 de novembro.

Muito mais que um livro, é uma obra com valor histórico inestimável, que retrata a história da imigração alemã e do cooperativismo, baseado em documentos inéditos como o diário do Padre Balduíno Rambo e atas do Volksverein – Sociedade União Popular do Rio Grande do Sul, fundada em 1912 pelo Padre Theodor Amstad, que em 1989 passou a se chamar Associação Theodor Amstad, com sede em Nova Petrópolis.

“Omnibus Omnia” nasceu a partir de um rico patrimônio cultural, acumulado ao longo da vida por Walter Seger, pai da escritora Helena Seger. Entre o vasto material, Helena encontrou o diário do Padre Balduíno Rambo sobre o congresso, desde a preparação, até a frustração da não realização do Katholikentag (Congresso Católico), que aconteceria em Nova Petrópolis em 1942, com milhares de católicos, e não pôde ser realizado em função da nacionalização. Além deste, estava entre os documentos o livro de atas do Volksverein de 1912 a 1932, com manuscritos do próprio Padre Amstad. Com posse desse rico e vasto material, Helena contou com o apoio de Arthur Blasio Rambo que traduziu todo o material em poucos meses, no auge dos seus 95 anos.

Assim, a obra traz três livros em uma única publicação. A primeira parte retrata a história da entidade centenária que foi dissolvida em 2020, após mais de 100 anos dedicadas à preservação da cultura alemã, com foco na publicação mensal do Sankt Paulusblatt, revista escrita em alemão e distribuída na América Latina e na Alemanha por muitos anos. A segunda parte traz o manuscrito do diário do Padre Rambo, religioso, professor e grande estudioso das ciências naturais. E, por fim, as atas traduzidas da entidade centenária.  

O lançamento oficial da obra aconteceu no dia 15 de novembro, no Espaço Sicredi Nova Petrópolis, na presença dos escritores, autoridades e pessoas ligadas ao cooperativismo. E, no dia 16 de novembro, durante a Festa dos Pioneiros de Pinhal Alto, interior de Nova Petrópolis, iniciou a comercialização do livro, que teve o patrocínio da Sicredi Pioneira, Sicredi Caminho das Águas e Casa Cooperativa.

Para Helena Seger, a materialização dessa obra é retratação. É a história irrefutável do Volksverein - com começo, meio e fim físico da entidade, pois contada pelos próprios personagens. “Fui mera intermediadora. Quem não faria o que fiz, tendo à disposição tamanho tesouro? Que permaneça o legado”.

O livro pode ser adquirido com a autora pelo whatsapp 54 99111.2731 (com envio pelo correio) ou, ainda, com a Editora OIKOS e nos pontos de venda em Nova Petrópolis - Parque Pedras do Silêncio, Girassorte Loterias e Secretaria da Paróquia São Lourenço Mártir.

Comentários