Ovos gigantes expostos nas Páscoas de 2018 e 2019, com pintura de artistas locais, são reformados e artes apagadas

Situação gerou manifestações de indignação da comunidade artística de Nova Petrópolis

Fotos: Divulgação

A comunidade artística e artistas plásticos de Nova Petrópolis emitiram, esta semana, uma carta aberta aos munícipes, falando sobre a sua indignação acerca dos ovos de Páscoa gigantes pintados por eles nos anos de 2018 e 2019 e expostos nos eventos daqueles anos. Segundo a carta, “no início do ano de 2018, na cidade de Nova Petrópolis, durante os preparativos para o evento municipal de Páscoa, alguns artistas residentes na cidade foram procurados pela empresa organizadora do evento Chocofest solicitando a doação de nosso trabalho como artistas para executar a pintura de ovos de páscoa gigantes. Essa ação já era realizada quando a empresa realizava este mesmo evento na cidade de Gramado, a exposição de obras de arte gigantes, produzidas por artistas locais. Outras iniciativas certamente inspiraram esta ação, como a Cown Parade, por exemplo. A diferença da ação realizada em Gramado, segundo a organizadora do evento, é que a cidade de Nova Petrópolis não teria uma verba destinada ao pagamento dos artistas, por isso, a solicitação de uma doação. Todo o material necessário foi disponibilizado e durante cerca de um mês, os artistas estiveram realizando a pintura das obras no espaço do Centro de Eventos. No ano de 2019, novamente fomos procurados e mais duas artistas e um grupo de estudantes de arte doaram seu trabalho para compor mais três obras para o acervo, totalizando assim, seis pinturas. O tema das obras era Páscoa no mundo, e assim, cada ovo gigante representava a forma de comemoração da páscoa em diversos países...”

De acordo com a carta, durante as duas edições do evento, os ovos estiveram expostos na Praça das Flores, com placa indicativa do tema e crédito de autoria dos artistas. 

“No ano de 2023, pós-pandemia, os ovos foram expostos nas rotatórias da cidade, fato que nos causou estranheza pois, nos pareceu que ocupava lugar de decoração e não de exposição, porém, não tínhamos ideia de que realmente a atual administração do evento, e o município, responsável pela guarda das obras, as via dessa forma, como decoração de páscoa e não pelo que realmente eram, obras de arte, doadas ao município. Para a nossa surpresa e total indignação, percebemos que as obras foram cobertas com tinta branca para compor a decoração de páscoa de 2024, novamente nas rotatórias da cidade, utilizando os mesmos suportes, porém agora com a logomarca do evento e corações desenhados”.

De a acordo com os artistas, a medida mostra o descaso com os artistas locais e suas obras.

Após a manifestação de diversos artistas e pessoas da comunidade acerca da situação, a Prefeitura Municipal emitiu uma nota, onde justificam o ocorrido. Ela segue transcrita, na íntegra:

“NOTA OFICIAL 

A Administração Municipal de Nova Petrópolis informa que as peças da “Páscoa no Mundo” foram criadas em 2018, destinando-se ao evento municipal Magia da Páscoa. Infelizmente, com o passar dos anos, as peças sofreram deterioração. Em 2023 foram realizados reparos nas estruturas, utilizando-as no evento Magia da Páscoa daquele ano. Em 2024, no entanto, com o avanço da deterioração, não foi mais possível fazer uma reforma estrutural que mantivesse a pintura original, conforme a empresa especializada contratada pelo Município. A Administração Pública sensibiliza-se com o desconforto porventura causado, ressalvando que jamais agiu em desconsideração aos artistas e demais envolvidos. O intuito quanto ao uso das peças sempre foi de dar a maior visibilidade possível. Quando não mais era viável sua recuperação, entendeu-se por, ao menos, fazer o aproveitamento das partes possíveis. O Município tem promovido relevantes ações, investimentos e programas na área cultural, visando a valorização do segmento cultural de Nova Petrópolis, inclusive das artes visuais. É o caso do Salão de Artes Visuais realizado durante a 26ª Feira do Livro em 2023 e o Mural do Bicentenário, inaugurado em 2024 durante o aniversário da Biblioteca Municipal. E ainda ações mais amplas, como o programa “Movimenta Cultura”, o primeiro edital publicado na história de Nova Petrópolis para patrocinar projetos de todos os eixos culturais com recursos públicos municipais. Cabe ressaltar, também, que a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio valoriza a cultura local envolvendo artistas de diferentes áreas na programação oficial dos seus eventos, além de intermediar oportunidades como a participação de escritores locais na Feira do Livro de Porto Alegre em 2023. O Plano Municipal de Cultura foi aprovado em 2023 e já se encontra com diversas ações em execução, o que demonstra a preocupação permanente da Administração Municipal em fomentar o setor cultural através de suas atividades. Novas ações e possibilidades continuam em análise no Município, de modo que os diversos eixos culturais tenham assegurada o seu espaço e valorização.”

MOVIMENTO ERA ARTE

A comunidade artística de Nova Petrópolis realizará, neste sábado, às 9h30, uma caminhada denominada “Movimento Era Arte”. Ela terá saída na Praça das Flores, com deslocamento até a Praça das Flores. A caminhada envolverá artistas visuais de Nova Petrópolis e comunidade em apoio à cultura e repúdio ao apagamento das obras dos artistas da cidade.

Galeria de imagens

Comentários