Piá celebra 58 anos com homenagem a lideranças históricas

Werno Blásio Neumann, Marino José Wolf e José Mário Hansen tiveram papel fundamental na construção e consolidação da cooperativa

Foto: Divulgação

O tradicional almoço realizado duas vezes ao mês pela diretoria da ASESPIÁ celebrou uma data especial na última quarta-feira (29): os 58 anos da Cooperativa Piá. O evento, que ocorre por adesão, reuniu colaboradores, diretores e convidados na sede da entidade, em Nova Petrópolis. O encontro foi marcado pelo resgate da trajetória da cooperativa e pela celebração da cultura da cooperação que marcou seu desenvolvimento ao longo de quase seis décadas.

Durante o evento, foram homenageados Werno Blásio Neumann, Marino José Wolf e José Mário Hansen, três lideranças que tiveram papel fundamental na construção e consolidação da Cooperativa Piá. “Com dedicação, visão coletiva e espírito cooperativista, eles ajudaram a estruturar a base que sustenta a cooperativa até hoje, deixando um legado de trabalho, solidariedade e compromisso com os produtores rurais da região”, afirmou o presidente da Cooperativa Piá, Jorge Vilson Dinnebier.

Werno Blasio Neumann, primeiro presidente da Cooperativa, citou seu orgulho em ser responsável pela fundação. “Vivíamos naquela época um ambiente de certo descrédito quanto a cooperativa, mas com muito trabalho de conscientização junto aos produtores conseguimos fundar a Piá. Foi um evento que trouxe muito progresso para Nova Petrópolis, existe uma cidade antes outra depois da cooperativa”. Além de Presidente por mais de 20 anos, ao longo de sua trajetória, exerceu ainda as funções de Vice-Presidente, Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal. 

Marino José Wolf, dedicou quase três décadas à Cooperativa Piá, atuando como Vice-Presidente, Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal em várias gestões. Ele citou o histórico da Cooperativa no apoio aos produtores na busca por seus direitos como categoria. “Os agricultores naquela época não tinham aposentadoria, não tinham assistência médica ou hospitalar. Foi a partir daí que se percebeu a importância da organização como uma categoria para poder conquistar direitos”. 

José Mário Hansen, atuou em cargos de Gerente e Diretor Superintendente em uma trajetória de mais de 30 anos na Piá. Ele relembrou os tempos difíceis enfrentados em sua gestão, mas também as vitórias: “Começamos produzindo 20 mil litros de leite, as contas não estavam em dia. Mas mesmo assim começamos a crescer. Em 2011, eram 600 mil litros de leite, todas as contas pagas e dinheiro no banco e mais sócios vindo. Uma história bonita e que é mérito de toda equipe”, contou. 

O encontro, marcado pela proximidade entre os participantes, reforçou o espírito que orienta a Piá desde sua fundação: a união entre produtores e comunidade como caminho para o desenvolvimento. Ao final das homenagens, foi servido um almoço de integração.

“Este não é apenas um aniversário. É um momento de reconhecimento, de gratidão e de reafirmação dos nossos valores. Celebrar 58 anos é olhar para trás com respeito pela história que construímos juntos e, ao mesmo tempo, olhar para frente com a confiança de que seguimos unidos para crescer”, finalizou o presidente.

Comentários