Picada Café ajusta seu Plano de Contingência

O plano contempla setores da Administração Municipal, instituições e organizações presentes no município

Foto: Marco Dieter/Assessoria de Comunicação

Uma Defesa Civil organizada, estruturada e com papéis bem definidos é prioridade da Administração Municipal de Picada Café. Os eventos climáticos severos registrados nos últimos anos colocaram em evidência a necessidade de fortalecer os órgãos de defesa e salvamento, garantindo que, em situações futuras, a resposta à população seja mais rápida, eficiente e coordenada.

Na terça-feira, 26, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil reuniu os integrantes do Comitê de Crise para discutir e ajustar o Plano de Contingência. Esse documento é estratégico: nele estão detalhadas as ações a serem adotadas em casos de desastres ambientais, bem como os órgãos e entidades responsáveis pela execução. O plano contempla não apenas setores da Administração Municipal, mas também instituições e organizações presentes no município que podem somar esforços na hora da necessidade.

O encontro contou com a participação de representantes da Defesa Civil Estadual, entre eles o coordenador-geral, major PM Marcelo Almeida de Souza, e o coordenador-adjunto, 1º tenente PM Ricardo Snitowski Bassan. Eles compartilharam experiências, apresentaram investimentos em andamento e destacaram a importância da antecipação de ações preventivas para reduzir riscos e impactos em situações de emergência.

Na oportunidade, o coordenador municipal da Defesa Civil, Daniel Rosa, e o secretário municipal de Planejamento, Éderson Leandro Wickert, apresentaram a minuta atualizada do Plano de Contingência, já contendo sugestões de melhorias. Com as contribuições dos representantes estaduais e dos integrantes do Comitê de Crise, será elaborada a versão final do documento, que ficará disponível em breve no site oficial do município.

O prefeito Daniel Rückert, que junto com o vice-prefeito Marco Mallmann e o coordenador municipal da Defesa Civil responde pela ativação do plano em caso de necessidade, reforçou a relevância desse processo. “Essa reunião é um momento importantíssimo. É nas horas de dificuldade que o poder público precisa estar pronto para ajudar sua população. Um plano bem elaborado, com ações claras e responsabilidades definidas, é o que fará a diferença quando enfrentarmos situações de crise”, salientou.

Comentários