Poder Público e Defesa Civil falam sobre a situação de Nova Petrópolis após enchente

Saiba sobre a liberação das estradas, retorno às aulas, serviços de saúde e doações aos atingidos

Imagem: Reprodução da Live

Em live realizada esta manhã, por intermédio do canal da empresa Luz da Serra no Youtube, o prefeito Jorge Darlei Wolf, o vice-prefeito e secretário de Saúde Martin Wissmann, o comandante dos Bombeiros de Nova Petrópolis e coordenador da Defesa Civil, Lucas Attmann, e o secretário de Obras, João Carlos da Silva, falaram sobre a atual situação do município, em diferentes áreas.

Conforme o prefeito, na área da educação, está sendo realizada a avaliação para ver a viabilidade de retomar as aulas o mais breve possível. Mas que isso depende das estruturas, das estradas para deslocamento dos profissionais que trabalham nas escolas, para o transporte escolar, e também sobre a merenda escolar, que em sua maioria provém da agricultura familiar de Nova Petrópolis. As direções de cada escola estarão informando sobre o retorno das aulas através de ruas redes de comunicação. 

Na área da saúde, o secretário Martim falou que os postos de saúde estão todos em funcionamento, contando com profissionais que, na medida do possível, estão conseguindo acessar os locais. Os pacientes que precisam realizar quimioterapia e hemodiálise fora do município, estão sendo transportados por estradas vicinais, devido à extrema necessidade, mas que esses trajetos não são indicados para transitar normalmente. Martin também falou sobre os alojamentos, destacando que atualmente são 26 pessoas abrigadas nas estruturas de Nova Petrópolis. Em relação às doações, segundo Martin, neste momento são necessários itens de higiene e materiais para limpeza, como panos de chão, vassouras e rodos. “Alimentos e roupas recebemos muitas doações e, neste momento, não são necessários”, disse. 

O secretário de Obras, João Carlos relatou sobre o trabalho dos colaboradores da pasta, enfatizando que há máquinas trabalhando para a desobstrução das estradas vicinais em diversos pontos, contudo estão encontrando muitas dificuldades. “Estamos encontrando uma barreira atrás da outra, por isso é difícil dar previsão sobre a liberação das estradas”, afirmou. Além disso, em alguns pontos, como a estrada do Arroio Paixão, por exemplo, o solo ainda está muito enxarcado, inviabilizando o trabalho das máquinas nesses locais. 

O comandante dos Bombeiros, Lucas, falou que 47 voluntários da corporação trabalharam por mais de 1700 horas nos últimos dias, sem contar o trabalho dos civis que se engajaram nos resgates. No total, os bombeiros realizaram 59 resgates em locais de difícil acesso, sendo 16 através da aeronave disponibilizada pela empresa Luz da Serra. “Estas pessoas resgatadas com o helicóptero tinham alguma dificuldade de mobilidade, então o resgate desta forma foi muito mais ágil”, disse Lucas. O comandante agradeceu o engajamento de todos os voluntários e comunidade, que estão fazendo a sua parte para amenizar os problemas do município. Pediu que as pessoas continuem seguindo as orientações dos Bombeiros e Defesa Civil, pois ainda há riscos em alguns pontos. 

O helicóptero que foi alugado pela Luz da Serra teve o custo de R$ 60.500,00, além de R$ 5 mil por hora de voo. Além dos resgates em Nova Petrópolis, a aeronave foi utilizada para dar suporte no município de Vale Real e para levar suprimentos à região de Vila Cristina.

Comentários