Projeto Café com Capoeira de Ivoti promove o acesso à arte e cultura por meio do esporte

O projeto teve início no ano passado e ampliou o acesso especialmente para o público infantil

Foto: Divulgação/Comunicação Prefeitura de Ivoti

Desde 2024, a Escola de Capoeira Ararirê Oxóssi tem promovido em Ivoti aulas de capoeira voltadas para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Mais do que ensinar golpes e movimentos, a proposta da escola é fortalecer a cultura, promover a integração entre as pessoas e oferecer uma atividade saudável em um espaço coletivo, acolhedor e cheio de energia.

Com a capoeira como instrumento de transformação social, a escola iniciou em 2025 um projeto voltado a crianças de 7 a 12 anos, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O projeto, intitulado "Café com Capoeira", teve início no ano passado e ampliou o acesso à arte e à cultura por meio da capoeira, especialmente para o público infantil.

A graduação e encerramento da etapa atual do projeto será marcado por um evento especial neste sábado, 12 de julho, na Sociedade Concórdia de Ivoti, às 15 horas. 

A cerimônia de graduação dos alunos representa um momento importante para os participantes e para a comunidade. Ainda assim, as atividades da Escola Ararirê Oxóssi seguem em andamento, com a continuidade do trabalho com as crianças prevista para o segundo semestre de 2025 – de forma voluntária. A iniciativa reforça o compromisso da escola com a formação cidadã e o acesso democrático à cultura.

Além do projeto com crianças, a escola também mantém aulas regulares para adolescentes, jovens e adultos, promovendo o ensino da capoeira como expressão corporal e musical, valorização das identidades culturais e fortalecimento dos vínculos sociais e familiares.

A Escola de Capoeira Ararirê Oxóssi é liderada pelo Mestre Davi Ernani de Souza, conhecido como Mestre Pombo de Ouro, e tem gerado um impacto positivo na vida de muitos participantes – especialmente entre os adolescentes de Ivoti.

Comentários