Polícia Civil de Nova Petrópolis recupera quatro veículos da Cooperativa Piá vendidos em esquema que causou prejuízo de mais de meio milhão de reais

Operação foi desencadeada esta manhã nas cidades de Ivoti e Santa Maria do Herval

Foto: Print de Vídeo Polícia Civil NP

Em operação realizada esta manhã, a Polícia Civil de Nova Petrópolis, coordenada pelo Delegado Fábio Idalgo Peres, cumpriu dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Ivoti e Santa Maria do Herval, onde quatro veículos, dos 16 dezesseis pertencentes à frota da cooperativa Piá, foram recuperados com base em ordens judiciais. A ação dá continuidade aos esforços para combater a fraude que afetou significativamente o patrimônio da cooperativa de Nova Petrópolis.

A investigação detalhada revelou um esquema de aquisição dos 16 veículos, que não só contrariou os procedimentos estatutários da cooperativa, mas também resultou em um prejuízo financeiro substancial, cerca de R$ 596.106,00. Conforme apurado, os recursos para a aquisição dos veículos, em tese, foram provenientes da própria cooperativa, que não teve nenhum lucro com a venda da frota. Este ciclo de transações beneficiou indevidamente indivíduos e entidades relacionadas à então administração da cooperativa, na época, sem oferecer qualquer retorno financeiro à entidade ou seus cooperados. "Ou seja, o inquérito policial apura, em tese, que não houve nenhum lucro na venda dos veículos, simplesmente foram escoados da cooperativa, beneficiando grupo ligado a mesma família do então presidente da cooperativa", destacou o delegado. 

Fábio ressalta que o inquérito policial foca na investigação dos fatos e circunstâncias que levaram a essa dilapidação do patrimônio, tratando a cooperativa e seus cooperados como vítimas deste esquema e que toda a ação teve o respaldo do Poder Judiciário, que analisou a representação e deferiu prontamente os mandados judiciais. "Importante informar que ainda existem medidas cautelares de sequestro de bens contra os investigados. Os quatro veículos apreendidos nesta manhã serão destinados novamente à cooperativa, mediante termo, conforme determinado pelo Poder Judiciário. As investigações continuam a fim de delimitar a extensão do dano patrimonial causado à cooperativa e identificação de seus envolvidos", enfatizou o delegado.

Comentários