“Turismo em Movimento” reuniu profissionais de diferentes regiões do Estado em Nova Petrópolis

Evento da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul abordou novas estratégias para o turismo no Estado

Foto: Flavia Azolin/Comunicação PMNP

Na segunda-feira, dia 15, aconteceu o evento “Turismo em Movimento”, da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul. O encontro reuniu representantes da Região das Hortênsias, Campos de Cima da Serra e Vale do Paranhana, promovendo a reflexão e a troca de experiências, em busca de novas estratégias para o turismo do Estado do Rio Grande do Sul.

O encontro contou com a presença do prefeito Jorge Darlei Wolf; do secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos; da secretária adjunta Mayara Senna dos Reis; da rainha do Folclore Alemão, Mariana Caroline Marcon; e da representante da Secretaria Estadual de Turismo, a diretora de Turismo Cláudia Mara Borges.

De acordo com o prefeito Jorge Darlei Wolf, “o evento é de suma importância para contribuir para a inovação do setor turístico em nossa região e no Estado do Rio Grande do Sul como um todo”. O prefeito ainda ressaltou a honra que é para o Município de Nova Petrópolis poder recepcionar este evento.

Durante o encontro, o diretor operacional da empresa Wine Locals, Matheus Vigel, apresentou o Mapa de Comportamento do Turista, que contém 12 perfis diferentes de turistas, organizados por seus objetivos e motivações. O objetivo do mapa é proporcionar aos representantes de cada região a oportunidade de definir quais perfis se encaixavam mais com as ofertas das suas localidades, proporcionando uma nova percepção a respeito do público-alvo de cada destino turístico.

No mapa, foi demonstrado um padrão de 3 motivações diferentes nas quais os perfis podem se encaixar: foco na segurança (não errar ao escolher o destino), foco no “agora” (viver novas experiências, conhecer lugares e pessoas, etc) e foco no “eu” (encontrar alguma experiência que agregue ao individual e, até mesmo, espiritual, através da viagem). O turista pode se identificar com diferentes perfis ao longo de sua vida, variando conforme suas motivações, necessidades, interesses e prioridades.

No evento também aconteceram atividades relacionadas à revisão e atualização do Plano de Desenvolvimento do Turismo no Rio Grande do Sul, que define as políticas públicas para os próximos anos para o setor de turismo no Estado.

Comentários