Empresas da Serra Gaúcha visitam pontos de inovação em São Paulo

Expedição é organizada pelo Instituto Hélice em parceria com o Sebrae

Foto: Acervo

Um grupo de empresas e entidades da Serra Gaúcha esteve em viagem na capital paulista, onde conheceu referências em inovação. A expedição, organizada pelo Instituto Hélice em parceria com o Sebrae, integra a Jornada de Métricas de Inovação, lançada neste ano com o objetivo de gerar planos de ação para os participantes. Desde 23 de setembro, a atividade contemplou visita técnica ao hub de inovação CUBO Itaú, mesa-redonda com a Eurofarma, cases de inovação com a BeFly (hub voltado ao turismo) e Stellantis e visita ao ecossistema de inovação Learning Village. O grupo retornou nesta quinta (25/09). 

A viagem contou com representantes da Sicredi Serrana, Marcopolo, Argenta, Keyworks, Trino Polo, Prefeitura de Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul, Prefeitura de Canela e SENAI. Conforme Katherin Misura, diretora-executiva do Hélice, o foco é entender quais métricas são usadas para tangenciar o retorno dos esforços em inovação. “As empresas estão nos contando sobre como essas estratégias são pensadas e como os líderes de inovação são desafiados a trazerem resultados. A inovação é um meio, não uma finalidade”, explica.  

“Uma das coisas que mais chamou a atenção foi a maneira como a Eurofarma faz a gestão do portfólio, com balanceamento entre fomentar a cultura de inovação e colocar a empresa em um patamar mais tecnológico, investindo em tecnologias que possivelmente deem retorno em cinco ou dez anos. Isso me trouxe insights sobre como aplicar no dia a dia, ao retornar”, partilhou Gabriel Pereira, líder de inovação na Marcopolo Next.  

A Jornada de Métricas de Inovação começou em julho, quando 16 empresas participaram de um workshop sobre Gestão Estratégica da Inovação. Após a viagem, o próximo passo será elaborar um plano com a estratégia de inovação e partir para aplicação.  

 

Sobre o Instituto Hélice     

O Instituto Hélice foi fundado em 2018 e é uma instituição sem fins lucrativos que trabalha para desenvolver o ecossistema e a cultura de inovação da Serra Gaúcha. As ações ocorrem por meio de processos estruturados de inovação aberta junto às empresas associadas.

 Também promove eventos e formações junto à comunidade sobre o tema. Realiza a Escola da Inovação, em parceria com as três maiores instituições de Ensino Superior da região, e o Speed Hélice, programa de aceleração de startups. Para ser uma empresa associada,

 basta entrar em contato pelo e-mail oi@helice.network e manifestar interesse. As seis empresas mantenedoras do Hélice são Florense, Marcopolo, Metadados, Soprano, Unimed Serra Gaúcha e Randoncorp.

Comentários