Estudante de Nova Petrópolis participa de programa especial de treinamento em matemática após destaque na OBMEP

Victor Josué Arend dos Santos está entre os 300 alunos no Curso de Verão PETI 2026

Foto: Arquivo pessoal

O aluno Victor Josué Arend dos Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor, foi selecionado para participar do Curso de Verão do Programa Especial de Treinamento Internacional da Olimpíada Brasileira de Matemática (PETI-OBM), iniciativa que reúne estudantes de todo país que obtiveram destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2025. De 5 a 23 de janeiro, Victor participa de um treinamento online de alto nível, com raciocínio lógico, desafios matemáticos e preparação para olimpíadas nacionais e internacionais.

Victor se destacou na últimas OBMEPs, conquistando a medalha de bronze nacional na OBMEP 2024 e a medalha de ouro na OBMEP 2025, alcançando o 1º lugar nas escolas públicas do Rio Grande do Sul no Nível 1 (6 e 7º ano), feito de grande relevância para Nova Petrópolis.

Caso se destaque durante o Curso de Verão, Victor pode avançar para a próxima fase do programa, que envolverá 200 alunos em aulas síncronas focadas em Teoria dos Números, Combinatória, Geometria e Álgebra. As aulas acontecem entre os meses de março e novembro, oferecendo acompanhamento semanal, listas de exercícios, simulados e encontros em grupo.

O programa tem como foco principal identificar e apoiar talentos, especialmente estudantes de escolas públicas e jovens com menor poder aquisitivo, oferecendo uma estrutura completa para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos participantes.

“Eu pude participar do Programa de Iniciação Científica Júnior em 2025 e isso me incentivou a ganhar o ouro no ano passado, sem dúvidas me esforcei muito. Como conquistei essa premiação, fui convidado a fazer a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) em 2026, que exige um nível muito maior do que a OBMEP”, relata Victor.

Para ele, participar do curso é animador. Uma nova oportunidade de aprender matemática. “Estou gostando muito das aulas, o ambiente exige muita dedicação”, completou.

A diretora da EMEF Bom Pastor, Cíntia Tamara Schoeler, parabeniza os professores Roberta Manfroi Ló e Felipe Sommer Stallbaum, e a família de Victor, pelo apoio constante e pela confiança no potencial do aluno. A Escola ainda registra um agradecimento especial ao professor Rogério Ricardo Steffenon, pelo apoio decisivo à escola e ao aluno durante o processo de inscrição no programa.

Comentários