Formatura do PROERD reúne crianças, educadores e autoridades em torno de um propósito

Durante a cerimônia, os formandos receberam certificados e medalhas, simbolizando a conclusão de mais uma etapa do programa

Foto: Marco Dieter/Assessoria de Comunicação

A manhã de domingo, 5 de outubro, foi marcada por emoção e aprendizado no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, em Picada Café, com a formatura dos alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A cerimônia integrou a programação da 25ª Feira do Livro do município e reuniu autoridades, professores, familiares e estudantes dos quintos anos das escolas Estadual Décio Martins Costa, Municipal 25 de Julho e Municipal Santa Joana Francisca.

O evento contou com a presença do tenente Mateus Pelizzaro, comandante da Brigada Militar de Nova Petrópolis e representante do Comando do 1º BPAT; do sargento Roni Alberto Zuhl Hansen, comandante da Brigada Militar de Picada Café; do delegado Fábio Idalgo Peres, da Delegacia de Polícia Civil de Nova Petrópolis; do comandante dos Bombeiros Voluntários, Vilson Koch; do presidente do CONSEPRO, Moisés Wickert; e da secretária de Educação e Cultura, professora Cristina Bennemann.

Durante a cerimônia, os formandos receberam certificados e medalhas, simbolizando a conclusão de mais uma etapa do programa, que busca fortalecer valores como responsabilidade, respeito, empatia e tomada de decisões seguras. O mascote Daren, símbolo do PROERD, foi uma das atrações mais esperadas e fez a alegria das crianças com sua presença animada.

Os alunos também participaram do compromisso solene de resistir às drogas e à violência, conduzido pela instrutora sargento Cristina. Além disso, foram premiadas as melhores redações com o tema “O que aprendi nas aulas do PROERD?”, nas quais os estudantes destacaram o aprendizado sobre responsabilidade, empatia e os perigos do uso de drogas.

Foram premiados os seguintes alunos:

Escola Décio Martins Costa

1º lugar: Ítalo Ryan Costa de Souza

2º lugar: Maria Cecília dos Santos Luedke

3º lugar: Eduardo Galvão

 

Escola Santa Joana Francisca

1º lugar: Davi Agostini Kaspary

2º lugar: Pietra Mazzarollo

3º lugar: Dienifer Deli Worst

 

Escola 25 de Julho

1º lugar: Antonella Kuhn Ruppenthal

2º lugar: Caio Wolf Dani

3º lugar: Isadora Dutra Pinto

A secretária de Educação e Cultura, Cristina Bennemann, destacou em sua fala a importância do programa na formação cidadã das crianças. “O PROERD é mais do que uma ação educativa — é um investimento no futuro, na construção de uma geração consciente e preparada para fazer boas escolhas”, afirmou.

O tenente Mateus Pelizzaro, ao lado da sargento Cristina, reforçou a relevância do aprendizado adquirido e pediu que as crianças levassem para a vida os ensinamentos do programa, lembrando que pequenas atitudes podem fazer uma diferença significativa na evolução humana.

Ao final da solenidade, representantes das três turmas formandas leram uma mensagem e entregaram presentes à sargento Cristina, em reconhecimento ao seu trabalho e dedicação na formação dos futuros cidadãos.

Comentários