Ivoti recebe exposição “Memórias Sedimentadas”, com retratos feitos de lama e escombros da enchente no RS

A mostra está aberta à visitação na Oficina RB, com entrada gratuita, das 14h às 21h

Foto: Divulgação/Comunicação Prefeitura de Ivoti

O município é palco de uma manifestação artística surgida após a tragédia climática que devastou o Rio Grande do Sul em maio de 2024. A exposição “Memórias Sedimentadas”, do artista visual, arquiteto e ivotiense Feu Cardoso, está aberta ao público até o dia 2 de agosto. 

A mostra reúne 21 pinturas que retratam sobreviventes da enchente que assolou diversas regiões do estado. As obras foram construídas a partir de fragmentos de móveis destruídos, recolhidos nas áreas atingidas, e tingidas com a própria lama deixada pela destruição – um gesto artístico que transforma os resíduos do desastre em símbolo de resistência e memória.

Durante as visitas as casas das vítimas, foram feitas fotografias que serviram de base para as obras de arte. O artista reforça que, ao transformar o horror em uma reflexão sobre o indivíduo por trás dos números, a arte revela seu poder em tempo de crise. 

A mostra está aberta à visitação na Oficina RB - Atelier de Arte (Rua Jacob Saueressig, 456), com entrada gratuita, das 14h às 21h.

 

Comentários