Nova Petrópolis realizou Fórum de Enfrentamento e Combate à Violência contra a Mulher

Cerca de 80 pessoas participaram do evento realizado no Plenarinho da ACINP

Foto: Jordana Kiekow | Comunicação PMNP

Na tarde de quarta-feira, 27 de novembro, ocorreu o Fórum de Enfrentamento e Combate à Violência contra a Mulher, no Plenarinho da ACINP, integrando a campanha internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e a Semana Municipal de Combate à Violência contra a Mulher, instituída pela Lei Municipal nº 4.987/2021. O evento foi aberto ao público e reuniu 80 pessoas, entre profissionais da rede de proteção, lideranças comunitárias, servidores Municipais e comunidade, com o objetivo de ampliar o diálogo, fortalecer o enfrentamento e reafirmar o compromisso de Nova Petrópolis com a dignidade, a segurança e o direito das mulheres a uma vida livre de violência.

A programação iniciou com uma palestra conduzida pelas integrantes do Grupo de Mulheres do Brasil – Núcleo Caxias do Sul, Andrea Varaschin Webber, Gerusa Roncheti Ribeiro e Maureen Kahler Bagattini, que abordaram os desafios enfrentados pelas mulheres em situação de violência e as formas de fortalecer a rede de apoio. Após, Maureen também falou sobre a Casa de Apoio Viva Rachel, localizada em Caxias do Sul, na qual é coordenadora. A Casa é um serviço de acolhimento institucional para mulheres que vivenciam situações de violência.

Em seguida, os participantes envolveram-se em uma roda de conversa, espaço que permitiu a troca de experiências e reflexões sobre prevenção, acolhimento e enfrentamento das diversas formas de violência.

A programação prosseguiu com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo Reflexivo de Gênero, destacando ações educativas e transformadoras já realizadas no Município. A apresentação foi conduzida pelo psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Vida Nova, Cássio da Rosa Estivalet, que falou sobre a importância do grupo para a responsabilização, reeducação e mudança de comportamento de autores de violência.

Logo depois, foi apresentado o Fluxo de Encaminhamentos e o Mapeamento da Violência contra a Mulher, ferramenta essencial para organizar o atendimento e fortalecer a atuação conjunta dos serviços Municipais. A apresentação foi realizada pela equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Aline Cruz Barbosa, Dilneia Zelinski Fay da Silva e Maria Eduarda Costa Rodrigues, que esclareceram como funciona o acolhimento, os encaminhamentos e o acompanhamento psicossocial de mulheres vítimas de violência em Nova Petrópolis.

A secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Críslei Gerevini, destacou a relevância do encontro, afirmando que “este fórum reforça nosso compromisso em fortalecer a rede de proteção e garantir que nenhuma mulher enfrente a violência sozinha”. Já a coordenadora especial de Políticas para Mulheres e Idosos de Nova Petrópolis, Liriane Kintschner, ressaltou que “reunir diferentes setores para discutir o enfrentamento à violência é essencial para avançarmos em políticas mais eficazes e humanas”.

O evento foi uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e da Coordenadoria Municipal da Mulher, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP).

Comentários