Rede municipal de ensino de Nova Petrópolis realiza avaliação interna em 16 de setembro

Iniciativa tem como principal objetivo familiarizar os estudantes com o formato das provas de avaliações externas

Foto: Arquivo | Prefeitura de Nova Petrópolis

A rede municipal de ensino realizará a Avaliação Interna Municipal – Nova Petrópolis 2025 no próximo dia 16 de setembro, nos turnos da manhã e da tarde. A iniciativa tem como principal objetivo familiarizar os estudantes com o formato das provas de avaliações externas.

A avaliação será aplicada para todos os estudantes do 2º ao 9º Ano. Para os alunos dos 2º, 5º e 9º Anos, a prova servirá como uma preparação construtiva para as avaliações que ocorrerão em todas as escolas públicas gaúchas, em outubro, e nas escolas públicas brasileiras, em novembro.

Seguindo o modelo das avaliações externas, os testes não serão aplicados pelos professores das turmas. A organização esclarece que as provas não têm como foco aprovar ou reprovar o estudante. No entanto, o aproveitamento poderá compor o parecer da avaliação semestral. Os resultados servirão para orientar a rede municipal e as escolas na identificação de pontos fortes e de aspectos que podem ser melhorados.

“Essa prove é um simulado para as crianças se preparem para a prova oficial do SAEB e também para termos um termômetro dos nossos alunos para preparar intervenções para 2026 e melhorar nossa educação”, explica a secretaria de Educação e Desporto, Caroline Andréia Kehl Matter.

A colaboração dos pais e responsáveis é considerada fundamental para o sucesso da avaliação. As orientações incluem garantir que o(a) filho(a) descanse bem na noite anterior à prova e assegurar que o(a) estudante se alimente bem pela manhã. É de grande importância que o(a) aluno(a) não falte à aula no dia da prova, pois sua participação é valiosa para a escola e para o Município.

O SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) é um conjunto de avaliações nacionais realizadas pelo Inep a cada dois anos para diagnosticar a qualidade da educação básica no Brasil, através de testes e questionários aplicados a estudantes, diretores e professores. Os resultados são utilizados para formular e aprimorar políticas públicas e, juntamente com dados do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Comentários