Reforma Tributária abre espaço para protagonismo da contabilidade

Palestra magna na 20ª Convenção de Contabilidade do RS reuniu presidentes dos Conselhos de Contabilidade do RS e do Ceará

Foto: Divulgação

A Reforma Tributária, maior transformação do sistema tributário brasileiro em mais de cinco décadas, foi o tema central da palestra magna que encerrou a programação da quinta-feira (28), durante a 20ª Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves. O debate reuniu Fellipe Guerra, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), e Márcio Schuch Silveira, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), ambos integrantes da Comissão de Reforma Tributária do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Compartilhando visões e conhecimento, os presidentes destacaram tanto os desafios técnicos da transição quanto o protagonismo que caberá ao profissional contábil na orientação de empresas. Entre os pontos abordados, estiveram a substituição de tributos federais pelo modelo de Imposto sobre Valor Agregado (IVA), a adoção de mecanismos como o split payment - que separa automaticamente o valor do tributo nas transações -, além da criação do Imposto Seletivo e das regras específicas para setores e regimes diferenciados.

“Estamos diante de uma grande oportunidade para a contabilidade: revisar processos, assumir responsabilidades e orientar nossos clientes de forma transparente sobre a complexidade do cenário. Eles confiam em nós, e é nosso papel assegurar que estejam devidamente preparados para as mudanças. O país atravessa uma transformação profunda no campo tributário, e cabe à nossa profissão ocupar o protagonismo nesse momento”, afirmou Márcio Schuch Silveira.

Fellipe Guerra reforçou o papel de guia da categoria diante da fase de regulamentação e transição que se estenderá até 2033. “O contador será fundamental nesse processo. Caberá a ele interpretar a legislação, identificar oportunidades, mitigar riscos e apoiar empresas em uma adaptação que trará custos e desafios, mas também abrirá espaço para maior transparência e competitividade”, declarou.

Programação segue na sexta-feira, com palestra magna de Marcos Piangers e a grande final do Prêmio Inovar Contábil

O painel fez parte da 20ª Convenção de Contabilidade do RS, promovida pelo CRCRS, que reúne até esta sexta-feira (29) mais de 2 mil participantes na Fundaparque, em Bento Gonçalves. Em sua maior edição da história, o evento soma mais de 50 painéis, feira de negócios com 55 expositores, apresentação de trabalhos científicos e o Encontro de Jovens Lideranças. Além da sequência da agenda de palestras - que passam por trilhas condutoras como Inteligência Artificial, ESG e Reforma Tributária, o último dia da Convenção terá a grande final do Prêmio Inovar Contábil, com votação ao vivo do público, e encerramento com a palestra magna do jornalista e autor best-seller, Marcos Piangers.

 

SERVIÇO

20ª Convenção de Contabilidade do RS

Evento do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS)

Data: 27 a 29 de agosto de 2025

Local: Fundaparque - Bento Gonçalves/RS (Alameda Fenavinho, 481)

Programação completa: crcrs.org.br/convencao

Instagram: @convencao.contabilidaders

 

SOBRE A CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO RS

Promovida a cada dois anos pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), a Convenção de Contabilidade do RS (CCRS) é o maior encontro da classe contábil gaúcha. Reunindo profissionais de diversos segmentos, o evento oferece uma programação que combina atualização técnica, debate estratégico e networking, com pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) - previsão de 17 pontos.

Comentários