Comitiva da Rota Romântica está na Alemanha

Comitiva participará das comemorações de festa típica de Emmelshausen e um grupo caminhará na região de Hunsrück

Fotos: Divulgação

No ano em que o Brasil comemora os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães, a Rota Romântica propôs duas ações em território alemão: participar da Festa do Vinho de Emmelshausen, cidade coirmã de Nova Petrópolis desde 2018, e desbravar estradinhas e trilhas na região do Hunsrück por caminhantes.

Uma comitiva liderada pela Presidente da Associação Rota Romântica, Terezinha Marina Kuhn Haas, e composta pelo Prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, empresários de Nova Petrópolis e caminhantes, estará na região de Rheinland Pfalz de 15 a 26 de agosto.

A comitiva chegou à cidade de Emmelshausen na última quinta-feira, 15 de agosto, com recepção do Prefeito da cidade, Volker Bernd, e do Prefeito Distrital da região de Hunsrück, Peter Unkel. “Após a recepção fizemos um passeio e ficamos encantados como a cidade se preparou para este momento. As lojas e a cidade foram decoradas com as cores do Brasil e de Nova Petrópolis”, destaca a Presidente Terezinha.

O roteiro na região da Renânia-Palatinado inclui a visitação à diversos atrativos turísticos, públicos e privados, para observar a gestão e características dos espaços. Um grande exemplo é Geierlay, a maior ponte pênsil da Alemanha, com 360 metros de comprimento, 100 metros de altura e 85 centímetros de largura, que atravessa o vale do rio Mörsdorfer. O destaque do atrativo é sua gestão: construída com recursos públicos, o acesso é gratuito, contudo, toda a região se desenvolveu economicamente a partir da sua inauguração em 2015.

O ponto alto da viagem acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto, quando todos participarão da Weinmarkt, a Festa do Vinho de Emmelshausen. Durante o evento será inaugurado um monumento, em homenagem a Nova Petrópolis e ao Bicentenário da Imigração Alemã, com o formato de uma botina, simbolizando a caminhada daqueles que partiram há 200 anos para o Brasil. O monumento, localizado em uma rótula da cidade, está sendo feito pelo artesão Leonardo Mathias, escultor do Parque Pedras do Silêncio.

Já o grupo de oito caminhantes, liderado por Francis Jonas Limberger, está caminhando diariamente cerca de 13km na região, totalizando 109 km. Lindas florestas, riachos com água cristalina, castelos medievais, vinícolas e seus parreirais, pequenos vilarejos, cidades muradas, áreas de produção agrícola e as paisagens deslumbrantes do Rio Reno, são o cenário deste grupo.

Galeria de imagens

Comentários