Rota Romântica lança o Roteiro dos Sinos

Uma experiência turística religiosa no Berço da Imigração Alemã no Brasil

Fotos: Francis Jonas Limberger

Convite para um momento de paz, fé e reflexão, ligada à cultura, arte e história. Este é o princípio do novo roteiro guiado lançado pela Associação Rota Romântica na última terça-feira, 9 de dezembro. Envolvendo as cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Estância Velha, o Roteiro dos Sinos passa por seis atrativos turísticos religiosos, de grande valor cultural e histórico na região.

O Roteiro dos Sinos nasce com a essência e o convite à reflexão e momentos de espiritualidade, passando por seis locais, com café da manhã e almoço inclusos. O passeio inicia em Estância Velha, na antiga Capela da Igreja Sagrado Coração de Jesus, seguindo para a Igreja Evangélica Luterana. As paradas seguintes são em São Leopoldo no Santuário Padre Reus, Complexo São José e no CECREI - Centro de Espiritualidade Cristo Rei. E finaliza em Novo Hamburgo passando pela Igreja Três Reis Magos e Santuário das Mães.

“Deixe-se levar pelos Sinos”, enfatizou a Presidente da Associação Rota Romântica, Terezinha Marina Kuhn Haas, ao destacar que, após dois anos de muito estudo e preparação, o roteiro está pronto para ser usufruído e com potencial de deixar um grande legado para o turismo religioso da região.

Representando os locais de visitação, a Pastora Francinne de Oliveira Kerkhoff da Igreja Evangélica Luterana de Estância Velha, e o Padre Raimundo Nonato Resende do Santuário Padre Reus de São Leopoldo, contextualizam aos presentes como os locais são carregados da história da região. Francis Jonas Limberger, que participou da concepção do projeto, destacou que os guias de turismo da região terão a oportunidade de fazerem o roteiro em janeiro e vivenciarem in loco este momento carregado de espiritualidade e história.

O Secretário Municipal de Cultura de São Leopoldo, Geison Freitas, explanou alguns planos da Administração Municipal com foco na revitalização e desenvolvimento da região onde está situado o Marco Zero da Rota Romântica. “Queremos fomentar o Sítio Histórico de São Leopoldo, pois entendemos que é um potencial econômico e propulsor do turismo da cidade”, destacou ele.

As visitas ao Roteiro dos Sinos devem ser agendadas previamente com a operadora oficial, Rossi Turismo, pelo whatsapp (51) 99910.3787 ou e-mail Rossi.turismo@hotmail.com. Imagens e novidades do roteiro podem ser acompanhadas pelo instagram @roteirodossinos.

O roteiro foi lançado no Complexo São José, das Irmãs Franciscanas, em São Leopoldo. O local, integra o roteiro, resgata a história das irmãs que chegaram em 1872 a São Leopoldo e hoje comporta o Colégio São José, o Pensionato São José e o Lar Santa Elizabeth.

Um pouco mais sobre cada ponto de visitação:

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Estância Velha

Sua criação data da década de 1930, quando a comunidade católica ainda era formada por cerca de 10 famílias, que se dirigiam à Igreja de Ivoti. A primeira capela, hoje conhecida como “Capelinha”, foi construída com ajuda dos evangélicos, pois a existência de uma igreja católica era condição para a emancipação. A igreja atual, ao lado da antiga, foi inaugurada em 1959.

Igreja Evangélica Luterana - Estância Velha

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana (IECLB) de Estância Velha formou-se em 1835 e em 1838 já iniciou a construção de sua primeira capelinha e seus primeiros livros eclesiásticos. Em junho de 1842 já possuía uma pequena igreja de madeira. Uma nova igreja de alvenaria foi inaugurada em 1º de maio de 1853, quando aconteceu a “Kirchweih”, ou inauguração da igreja, caracterizando o 1º Kerb de Estância Velha.

Santuário Padre Reus - São Leopoldo

O Santuário Sagrado Coração de Jesus é popularmente chamado de Padre Reus, um sacerdote jesuíta conhecido por sua santidade e os milagres atribuídos a ele e cujo processo de beatificação tramita no Vaticano desde 1953. O santuário foi construído entre os anos de 1958 e 1968, abrigando a sepultura do padre João Batista Reus. Atualmente destaca-se também uma cripta, com espaço dedicado à vida e à memória do patrono.

Complexo São José - São Leopoldo

O complexo conhecido como Colégio São José abriga também o Lar Santa Elisabeth, a Casa Provincial e o Pensionato. As Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã da Terceira Ordem Regular de São Francisco de Assis chegaram a São Leopoldo em 1872, passando para as atuais instalações em 1923. Capelas, grutas, imagens sacras, Via Sacra pintada em azulejos, museu, natureza, vitrais e um túnel verde conhecido como taquaral estão entre as atrações. 

CECREI - Centro de Espiritualidade Cristo Rei - São Leopoldo

A história do Centro de Espiritualidade Cristo Rei – CECREI remonta ao ano de 1940, com a construção do então Colégio Máximo Cristo Rei, em São Leopoldo. Até a década de 1980, o espaço serviu para a realização dos cursos de Filosofia e Teologia. A partir de então, passou a ser utilizado para retiros, cursos e seminários. Com mais de 100 apartamentos, refeitórios e auditórios, o CECREI conta ainda com uma ampla área verde e um lago.

Igreja Três Reis Magos - Novo Hamburgo

Construída em 1833, foi a primeira igreja evangélica em Novo Hamburgo e uma das primeiras do Estado. Sua inauguração ocorreu em 6 de janeiro e por isso o nome faz alusão aos Três Reis Magos. Em 1898 foi construída a torre central e a partir desta, iniciou-se a construção do prédio atual, inaugurado no ano de 1926. Destaca-se pela sua torre com três sinos e relógio e também por seu órgão, equipamento musical ainda em funcionamento.

Santuário das Mães - Novo Hamburgo

Localizado no alto de um morro, com uma belíssima vista panorâmica, o Santuário das Mães é um local sagrado para peregrinações e devoções, com missas diárias. Inaugurado em 2004, seu nome oficial é Santuário Maria Imaculada Mãe Evangelizadora. Seu estilo arquitetônico moderno, com forma triangular, representa duas mãos unidas em oração.

Galeria de imagens

Comentários