2ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres reuniu 60 participantes em Nova Petrópolis

Evento teve como objetivo promover o diálogo e a construção coletiva

Foto: Jordana Kiekow | Comunicação PMNP

A Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e da Coordenadoria da Mulher, realizou, na quinta-feira, 17 de julho, a 2ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. O evento reuniu 60 participantes e aconteceu no salão do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café.

A conferência teve como objetivo integrar propostas para o fortalecimento e a ampliação de políticas públicas para as mulheres com a perspectiva da interseccionalidade, para promover a democracia e a igualdade, garantindo voz e representatividade às mulheres em toda a sua diversidade.

A abertura do evento contou com o pronunciamento da Primeira Dama de Nova Petrópolis, Marisa Michaelsen; da esposa do vice-prefeito de Nova Petrópolis, Quely Daiane da Silva; da secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini, e da coordenadora especial de Políticas para Mulheres e Idosos de Nova Petrópolis, Liriane Kintschner. A cerimônia teve, ainda, apresentações culturais dos alunos do 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Loeser, sob a coordenação da professora Ezra Cristina Rodrigues da Silva. Os estudantes realizaram as seguintes apresentações: performance da Capoeira, ritmo Maracatu e dança folclórica.

Após, a presidente do COMDIM, Carin Cristina Santos de Lima, realizou a leitura do Regimento Interno da conferência, que foi aprovado por unanimidade.

A programação do evento contou, também, com a palestra “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, ministrada pela promotora de Justiça da Comarca de Nova Petrópolis, Ana Flavia Rezende. 

Além disso, foram discutidos os eixos temáticos da conferência: Estrutura Demográfica; Autonomia Econômica e Igualdade no Mundo do Trabalho; Educação e Mulheres em Espaços de Poder e Decisão; Saúde Integral, Direitos Sexuais e Reprodutivos; e Enfrentamento de Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres.

As propostas formuladas para cada eixo serão apresentadas na etapa Estadual da conferência, pelas delegadas que foram escolhidas para representar Nova Petrópolis:

Representantes do governamental:

TITULAR: Maria Cristina Xavier

SUPLENTE: Fernanda Scheck Ferraz

Representantes da Sociedade Civil:

TITULAR: Margarida Neumann

SUPLENTE: Kátia Regina Zummach

A VI Conferência Estadual de Políticas para Mulheres Miguelina Vecchio acontecerá de 12 a 14 de setembro, em Porto Alegre.

Também participaram da conferência, a secretária Municipal de Educação e Desporto, Caroline Andréia Kehl Matter; a vice-presidente do Sindicato Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, Mariana Marcon; além de servidoras municipais e comunidade em geral.

Comentários