Deputado Issur atua para reduzir impacto das tarifas dos EUA no setor coureiro-calçadista

Parlamentar realiza tratativas junto ao governo do Estado e BRDE para diminuir efeitos da taxação

Foto: Divulgação

O deputado Issur Koch acompanha de perto as ações do governo do Estado para enfrentar os efeitos das tarifas de exportação de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos do setor coureiro-calçadista.

Nesta quinta-feira (17), Issur voltou a se reunir com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, para tratar do tema. "O secretário informou que a pasta já realizou três agendas estratégicas com o governador Eduardo Leite, a InvestRS e a FIERGS, buscando articulações conjuntas para proteger o setor produtivo. Além disso, o governador se reuniu na manhã desta quarta-feira com o cônsul dos EUA para tratar diretamente do assunto e buscar ações coordenadas que minimizem os impactos das medidas tarifárias sobre o setor exportador".

TRATATIVAS

Esta semana, Issur esteve em reunião com o Sindicato das Indústrias de Calçados de Novo Hamburgo,  Associação Brasileira de Máquinas (Abrameq) e Associação Comercial, Industrial e de Serviços de NH, que solicitaram apoio para busca por recursos para os exportadores, durante encontro da Frente Paralamentar em Defesa do Setor Coureiro-calçadista. O deputado já solicitou agenda com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para discutir a possibilidade de criação de linhas de crédito emergenciais voltadas às empresas do segmento. A iniciativa busca garantir fôlego financeiro ao setor produtivo, mantendo empregos e investimentos em uma das cadeias mais relevantes para a economia do Rio Grande do Sul.

"Se não houver acordo e as tarifas se confirmarem, o RS é o que mais sofre, pois 50% da exportação para os EUA saem do Estado. Esse quadro se agrava na medida que temos empresas que têm 100% de sua produção voltados para o mercado norte-americano", finaliza Issur.

Comentários