Estrada de Arroio Paixão é reaberta em Nova Petrópolis e é alternativa de conexão entre a região central e o Vale do Caí

Anúncio ocorreu na sexta-feira, dia 23, após trabalho conjunto das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Obras e Serviços Públicos

Foto: Gian Baum | Comunicação PMNP

Após quase dois anos de interrupção, a Prefeitura de Nova Petrópolis oficializou a reabertura da Estrada de Arroio Paixão às 18h30 de sexta-feira, 23 de janeiro. A via, que conecta a região central do Município à localidade de Linha Temerária, no Vale do Caí, através da Vila Olinda, estava totalmente bloqueada desde maio de 2024.

A estrada sofreu danos significativos com as severas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul no ano passado, sofrendo deslizamentos que comprometeram sua estrutura. Sua recuperação era uma das prioridades da Administração Municipal, visto que o trecho é, atualmente, a principal alternativa à BR-116 para o escoamento da produção e o deslocamento de moradores em direção ao Vale do Caí.

A liberação do tráfego é resultado de um trabalho técnico minucioso. Inicialmente, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente conduziu estudos de viabilidade para garantir que o traçado original pudesse ser mantido com segurança. Com o aval técnico, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos assumiu a execução direta do projeto.

"Gostaria de agradecer a toda equipe das Obras, em especial, do operador Paulo Schabarum, que esteve conosco desde o começo, desde a primeira abertura de viabilidade dessa via, quando estiveram no local a equipe de geólogos e toda equipe técnica ambiental do Município para ver se a rua estava segura para ser aberta neste trajeto", explica a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Denise Maltoni Bino.

Utilizando mão de obra e maquinário próprios da Secretaria Municipal de Obras, as equipes trabalharam intensamente nas últimas semanas para realizar a limpeza, contenção e nivelamento da via, devolvendo a trafegabilidade ao trecho em tempo recorde após o início das intervenções físicas.

"Com o apoio do pessoal da Secretaria de Obras e muito trabalho, às vezes até 12 horas por dia, para que essa obra fosse realizada", disse o secretário de Obras e Serviços Públicos, Clodoir Bohn de Lima.

Para o prefeito, Daniel Carlos Michaelsen, é uma alegria poder iniciar o ano liberando esta estrada para a comunidade.

"Prometemos para o Vale do Caí que iríamos abrir até o final de março. Mas como trabalhamos com metas e objetivos, e graças ao empenho e dedicação de muitas pessoas, estamos reabrindo ela ainda em janeiro", disse o prefeito Municipal.

O vice-prefeito, Alexandre da Silva, fala sobre o envolvimento da equipe e da comunidade para a realização da obra.

"Esta obra só foi possível porque teve o envolvimento de muitas mãos. Toda equipe participou, mas também a própria comunidade local. Hoje estamos reafirmando nosso compromisso com a comunidade de Arroio Paixão, entregando mais dignidade e acessibilidade à população".

Comentários