Falta de água foi tema do espaço de explicações pessoais na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores

Maicon Rafael Schmitz – coordenador operacional da Corsan/AEGEA estará na Câmara de Vereadores no dia 06 de agosto para falar sobre a situação

Foto: Antônio Brito/Câmara NP

A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores não teve projetos, indicações, pedidos de informações nem pedidos de providências encaminhados, no entanto, um tema dominou o encontro semanal.

A falta de água em alguns bairros de Nova Petrópolis na última semana fez com que o vereador Tarcísio Brescovit, encaminhasse na última semana uma solicitação ao presidente da casa, vereador Alexandre da Silva, para que convidasse Maicon Rafael Schmitz – coordenador operacional da Corsan/AEGEA para vir a casa legislativa explicar o que estava ocorrendo.

O ofício foi encaminhado e na resposta, o coordenador informou não poder comparecer no dia 30 devido a compromissos previamente agendados para aquela data, no entanto, ressaltou no documento que estará presente na Câmara de Vereadores na próxima Sessão Ordinária que acontece no dia 6 de agosto.

Na tribuna, Brescovit disse não ser plausível que famílias tenham ficado até quatro dias sem o abastecimento de água e que explicações eram necessárias. Disse entender a agenda do coordenador e que espera a sua presença. “O povo está cansado de ver e pagar ar nas suas torneiras. Eu mesmo acessei a página da antiga Corsan e lá dizia que estava tudo ok e que não havia nenhum comunicado de falta de água naquele exato momento, mas nós aqui estávamos com falta de água. Na próxima semana poderemos fazer os questionamentos necessários”, disse.

O presidente Alexandre da Silva lembrou que os pontos mais atingidos foram os bairros Recanto do Sossego e Germânia. Contou que contatou a gerência da Corsan e foi informado que houve problema técnico na bomba d’água. Neste sentido disse que era preciso ter equipamento reserva, até porquê o abastecimento de água é algo de necessidade básica da vida humana. “Se não tem bomba reserva, é preciso de alguma forma ter o equipamento para atendimento a estas situações”, sublinhou.

O vereador Oraci de Freitas falou que na última semana houve muita reclamação de moradores do bairro Germânia então é necessário que haja esclarecimentos da unidade local sobre o que está ocorrendo. “Muito importante este pedido”, destacou. Daniel Michaelsen também foi a tribuna e parabenizou Brescovit pela iniciativa, e reafirmou que moradores da Fazenda Pirajá chegaram a ficar até quatro, cinco dias sem água. A gente viu muitos caminhões pipa por aí e pouca informação; e conforme a Corsan era problema de mecanização e alto consumo, então importante que isso seja explicado”, frisou.

Kátia Zummach também disse que faltou água no bairro Pousada da Neve e reafirmou a importância da Corsan estar presente na Câmara para prestar esclarecimentos. “Nós não estamos nem no verão ainda e a população por vezes cansa de explicações sem ações efetivas para resolver questões necessárias, então vamos aguardar a presença deles para que façam estes esclarecimentos”, disse.

Jorge Lüdke lembrou da importância de se trabalhar mais com reservas de água nas residências e neste sentido frisou que há um programa da Administração Municipal que dá 20% de desconto no IPTU para famílias que tenham em suas casas dispositivos para reserva de água potável. “É preciso incrementar este programa por que isso a médio prazo fará com que mais pessoas tenham como reservar água, por conseguinte, mais pessoas prevenidas.

Comentários