Operação Policial resulta na prisão de estelionatários que aplicavam "golpe do bilhete premiado" em idosos na Serra

Trabalho investigativo permitiu localizar os envolvidos no município de Lajeado, onde foram presos em flagrante

Fotos: Divulgação

Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Setor de Investigação da Delegacia de Polícia de Nova Petrópolis, elucidou dois casos de estelionato praticados no município, que vitimaram pessoas idosas e resultaram na identificação e prisão em flagrante dos autores no Vale do Taquari.

Durante as diligências, os policiais civis de Nova Petrópolis, com apoio das forças de segurança da região, monitoraram a movimentação dos suspeitos por meio das câmeras de vigilância da cidade e cruzamento de informações de inteligência. O trabalho investigativo permitiu localizar os envolvidos no município de Lajeado, onde, em ação conjunta com a Polícia Civil local e a Brigada Militar, foram abordados e presos em flagrante dois homens, de 29 e 31 anos, pelos crimes de estelionato qualificado e associação criminosa.

As investigações revelaram que os suspeitos integram um grupo especializado no chamado “golpe do bilhete premiado”, artifício fraudulento em que as vítimas — geralmente pessoas idosas, de perfil simples e com pouca familiaridade com operações bancárias — são manipuladas emocionalmente a acreditar que estão diante de uma oportunidade de obter vantagem financeira. Explorando a boa-fé e a empatia dos idosos, os golpistas simulam situações de urgência, pedem auxílio para o resgate de supostos prêmios e convencem as vítimas a realizar transferências bancárias de altos valores.

Em um dos casos, o prejuízo atingiu R$ 61 mil, quantia que representava as economias de toda uma vida de trabalho da vítima, um idoso de 62 anos, que somente após o golpe percebeu ter sido enganado por pessoas que se apresentavam de forma cordial e convincente.

A prisão preventiva dos investigados foi decretada pela Justiça, diante da gravidade dos fatos e do risco de reiteração criminosa, visto que ambos possuem antecedentes e histórico de envolvimento em fraudes semelhantes.

A Polícia Civil destaca o trabalho conjunto entre as Delegacias de Nova Petrópolis e Lajeado, além do apoio fundamental da Brigada Militar, cuja pronta atuação foi essencial para capturar os suspeitos e preservar a integridade das provas.

“A atuação articulada entre as forças de segurança foi fundamental para a identificação e prisão dos autores. Trata-se de uma quadrilha especializada em enganar pessoas idosas, explorando a vulnerabilidade emocional e financeira dessas vítimas. A rápida cooperação evitou novas ocorrências”, destacou o Delegado de Polícia Fábio Idalgo Peres, responsável pelas investigações.

A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a proteção dos cidadãos, especialmente dos idosos e demais grupos vulneráveis, e orienta a população a desconfiar de ofertas de prêmios, pedidos de ajuda para resgate de valores e solicitações de transferência bancária. Qualquer situação suspeita deve ser comunicada imediatamente à autoridade policial.

Galeria de imagens

Comentários