Secretaria de Turismo e Cultura de Nova Petrópolis apresenta balanço das ações de 2025 em reunião do Conselho Municipal de Turismo

Secretário Rodrigo Barbieri Sangali enfatizou a atuação da pasta neste primeiro ano de gestão

Fotos: Gian Baum | Comunicação PMNP

A Secretaria de Turismo e Cultura de Nova Petrópolis apresentou um balanço das ações e resultados de 2025, durante uma reunião na sexta-feira, dia 12 de dezembro. A apresentação aconteceu durante a última reunião do ano do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), marcando o encerramento do ciclo anual de planejamento e execução das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento turístico, cultural e patrimonial do Município.

Na apresentação, o secretário da pasta, Rodrigo Barbieri Sangali, destacou que a atuação da Secretaria segue estruturada em cinco eixos principais: promoção do destino, gestão de espaços, promoção de eventos, cultura e patrimônio histórico. Cada eixo recebeu investimentos, projetos e iniciativas contínuas para fortalecer Nova Petrópolis como destino turístico estratégico da Serra Gaúcha, além de valorizar a identidade cultural e apoiar a comunidade local.

Promoção do destino e marketing turístico

Segundo o balanço, 2025 foi marcado por uma agenda intensa de divulgação de Nova Petrópolis em nível nacional e internacional. A Secretaria promoveu ações conjuntas na Temporada de Inverno, participou de nove feiras e eventos de promoção turística dentro e fora do Brasil, e intensificou campanhas de marketing digital e institucional. Também foi reforçada a integração entre o trade turístico e a comunidade cultural, ampliando a representatividade e diversificando as estratégias de comunicação.

A ativação da Central de Atendimento ao Turista na Praça das Flores, a implantação de pagamento via PIX no Ninho das Águias, e as parcerias para ampliar o uso do Centro de Eventos, também foram apresentados como avanços relevantes na qualificação do atendimento e na experiência dos visitantes.

Gestão de espaços públicos

Entre os destaques estão a manutenção e melhorias na Praça das Flores, nos pórticos de entrada do Município, a reforma do Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt, e a continuidade de ações de preservação em locais de grande circulação turística. A Secretaria também avançou no projeto de implantação de dez casas temáticas em estilo enxaimel, a serem utilizadas nos eventos Municipais.

Eventos que movimentaram a cidade

O relatório reforça o impacto positivo dos eventos promovidos ao longo do ano, incluindo a Magia da Páscoa, o Tricofest, Sabores da Colônia, Festival Internacional de Folclore, Nova Oktoberfest, Magia do Natal, além do Encontro de Coros e do fomento às bandinhas típicas, essenciais na preservação da identidade germânica.

Também foram citados outros eventos, como o Kerb im Tannenwald, os Festejos Farroupilha, o Festival de Música Estudantil e atividades contínuas no Espaço Artes e Letras, fortalecendo a participação da comunidade e incentivando a produção artística local.

Cultura e Patrimônio Histórico

A Secretaria apresentou avanços significativos na preservação da memória e da identidade do Município. Entre as ações realizadas estão as aulas de Língua Alemã e Tcheca; manutenção da Orquestra de Nova Petrópolis, Banda Municipal e Orquestra Jovem; execução de projetos culturais via Lei Aldir Blanc; lançamento do Roteiro Caminhos do Stadtplatz; catalogação do Arquivo Histórico; atualização do Inventário do Patrimônio Histórico; implantação de arquivos deslizantes; reforma das torres de sonorização e o programa de apoio e incentivo aos proprietários de imóveis tombados.

Transparência e participação

Ao final da reunião, o secretário reforçou que a prestação de contas da Secretaria de Turismo e Cultura é aberta ao público. Cidadãos, empreendedores e demais interessados podem solicitar acesso às informações diretamente à pasta. O Conselho Municipal de Turismo segue como espaço essencial para diálogo, planejamento e acompanhamento das ações que contribuem para manter Nova Petrópolis como referência em turismo, cultura e preservação histórica na região.

“Quando o Conselho Municipal de Turismo e a Secretaria de Turismo e Cultura unem forças, o turismo deixa de ser apenas um setor e transforma-se no coração pulsante do desenvolvimento socioeconômico do Município”, disse o presidente do COMTUR, Marcelo Becker.

Preparação para 2026

Marcelo também fala sobre as expectativas para o próximo ano. “Em preparação para 2026, nosso planejamento inclui ações fundamentais para fortalecer o turismo e a infraestrutura local. Entre as prioridades estão a manutenção dos roteiros turísticos, estudos de projetos de lei, participação ativa em feiras e eventos, estudo de concessões de pontos turísticos, realização de pesquisas sobre a movimentação turística e a inovação. Todas essas iniciativas têm como objetivo aprimorar a experiência dos visitantes, tornando o Município mais atrativo e acolhedor, além de estimular a chegada de novos investimentos e fortalecer o desenvolvimento sustentável do setor turístico”, disse.

Comentários