Além das Máscaras Sociais: Abraçando a Autenticidade em um Mundo Conectado

Imagem meramente ilustrativa

Instagram, Facebook, TikTok, Twitter, e até uma nova chamada Threads... Certamente você conhece uma, duas, ou até todas essas redes sociais. Vivemos em uma era em que nossas vidas estão mais interligadas do que nunca. 

É muito bom podermos estar conectados até com quem mora do outro lado do mundo, MAS é preciso lembrar que as mídias sociais podem pintar um quadro distorcido da realidade, levando-nos a comparação, na qual sempre saímos perdendo. É vital lembrar que à medida que nos envolvemos nesse mundo conectado, muitas vezes nos encontramos usando máscaras sociais, escondendo nossa verdadeira essência em busca de aceitação e validação. 

As "máscaras sociais" são como escudos que colocamos para enfrentar o mundo exterior, como se precisássemos nos encaixar em um “grupo”, e elas podem nos afastar de quem realmente somos, nos fazendo questionar se somos bons o suficiente ou se estamos à altura dos outros. 

Abraçar a autenticidade em um mundo tão conectado significa remover essas máscaras e permitir que nossa verdadeira essência brilhe. Significa aceitar nossas falhas, nossos sonhos e nossas peculiaridades. Não é sobre ser perfeito, mas sobre ser real. A autenticidade é uma forma de empoderamento, pois nos liberta das amarras das expectativas externas e nos dá a permissão de sermos nós mesmos.

Mas como podemos abraçar a autenticidade em um mundo tão conectado? Comece com a autoconsciência, a autopercepção.  Tire um momento para se perguntar quem você é de verdade, além das influências externas. Desconecte-se um pouco do Instagram e conecte-se com suas paixões, seus valores e suas emoções. Seja gentil consigo mesmo e lembre-se de que está tudo bem em ser imperfeito, afinal somos seres humanos. 

Conecte-se, mas primeiro COM VOCÊ MESMO(A)!

Abraços, 

Elenara Grauer Zummach

Terapeuta 

 

Comentários