Duas pessoas são presas por crime ambiental durante operação da Patram de Canela em conjunto com Secretaria de Meio Ambiente de Nova Petrópolis

Oficina de Chapeação de Veículos e Lar de Idosos foram alvos da operação

Foto: Sd Eliandro (CABM - Comando Ambiental da BM/RS)

Na última sexta-feira, dia 12, Policiais Militares da 2ª Cia Independente Ambiental da Brigada Militar, realizaram operação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente de Nova Petrópolis. Na ocasião, foram fiscalizados empreendimentos dos quais havia denúncias acerca de atividade irregular e em atendimento a uma demanda do Ministério Público de Nova Petrópolis, de alerta de desmatamento através do MapBiomas (sistema de monitoramento ambiental), sendo realizado o levantamento ambiental da supressão.

Na ocasião, foi lavrada a interdição de uma Oficina de Chapeação de Veículos que operava sem licença ou alvará. O responsável pelo empreendimento já havia sido notificado a buscar regularização, porém não atendeu a notificação. O responsável pelo empreendimento foi preso em flagrante por crime ambiental e liberado após Termo de Compromisso de Comparecimento no Fórum do município. 

No segundo estabelecimento fiscalizado, um Lar de Idosos, foi flagrado o lançamento de Esgoto Cloacal a céu aberto. O empreendimento, onde residem cerca de 60 pessoas, não possui um sistema de esgoto de capaz de comportar o fluxo de resíduos gerados. O extravasamento das fossas era lançado através de um cano no terreno vizinho, desaguando no açude de dessedentação dos animais e, após, seguia para um curso de água.

Diante dos fatos flagrados, foi dada voz de prisão em flagrante ao responsável e conduzido à Delegacia de Polícia para registro.

Comentários