Nova Petrópolis recebe comitiva do Governo Federal, UFRGS e Japão em busca de soluções para os estragos causados pelos desastres naturais de maio de 2024

Encontro ocorreu na última quarta-feira, na Prefeitura de Nova Petrópolis

Fotos: Adriana Rabassa e Marielly Biehals/Comunicação PMNP

Na última quarta-feira (24/07), um grupo formado por professores da UFRGS, representantes do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, da Defesa Civil Nacional e pelo conselheiro-chefe da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) no Brasil, Takasue Hayashi, visitaram a Prefeitura de Nova Petrópolis. Foram recepcionados pela equipe da Secretaria de Planejamento e pela Defesa Civil Municipal, que apresentaram um detalhamento da situação do município após os desastres naturais de maio de 2024.

Os professores da UFRGS entregaram um relatório com propostas de caminhos a serem seguidos para prevenir os eventos extremos e que aceleram o processo de movimentação dos terrenos. O relatório analisou algumas áreas, mas poderá ser complementado com informações coletadas em visita realizada pelo grupo na tarde desta segunda-feira em regiões bastante atingidas de Nova Petrópolis, como a Linha Brasil, Linha Araripe e a estrada de Arroio Paixão.

Durante as visitas, Takasue Hayashi, que é engenheiro civil, irá analisar as movimentações de terra. Diante de sua experiência de mais de 25 anos na área e como membro da Sociedade de Deslizamentos do Japão e Conselheiro do projeto Sabo no Brasil – Aprimoramento da Capacidade Técnica em Medidas Estruturais Contra Movimentos Gravitacionais de Massa com Foco na Construção de Cidades Resilientes. O engenheiro poderá trazer novas informações sobre os estragos no município e propor soluções.

Na reunião, os representantes do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e da Defesa Civil Nacional também se propuseram a colaborar com a Secretaria de Planejamento na construção e revisão de projetos para as áreas mais atingidas. O Município inscreveu projetos para locais que foram colapsados e também para a construção de uma nova ponte no Pedancino, pois a ponte existente é baixa e poderá sofrer danos com o fluxo aumentado de veículos em decorrência da inviabilidade de trânsito pela ponte da BR-116.

A comitiva foi recepcionada pelo prefeito Jorge Darlei Wolf; pela secretária de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Cristhie Lenz; pelo diretor da Defesa Civil Municipal, Lucas Attmann; entre outros.

Galeria de imagens

Comentários