Como desenvolver a Inteligência Emocional?

Imagem meramente ilustrativa

Na semana passada falamos sobre importância da Inteligência Emocional, e essa semana vou dar dicas que podem te ajudar na prática de desenvolver essas habilidades. 

A primeira delas é a autopercepção. É muito importante você saber identificar suas emoções. E todas elas, especialmente as que considera “negativas”. Identifique os “gatilhos” das suas emoções. O que te deixa triste, com medo ou com raiva? Perceba o que cada uma dessas emoções lhe causa fisicamente, e emocionalmente. 

O segundo passo é autogestão. Depois de conhecer e perceber suas emoções ficará mais fácil de conseguir controlar, evitando assim o stress e a ansiedade em momentos mais desafiadores. Sabe aquele conselho: Conte até dez. Ele é muito útil. Para “esfriar o sistema” e elevar o nível das suas respostas, a dica é esperar um tempo antes de agir. Atrasar a sua reação emocional pode evitar desgastes desnecessários causados por uma “explosão” de raiva por exemplo. 

Outra dica importante é: cuide do ambiente. Como assim, Elenara? Os ambientes afetam o nosso comportamento, assim como o nosso comportamento afeta o ambiente. Já percebeu que você se sente bem com a casa arrumada/organizada, ou fica mais estressado quando convive com alguém que só reclama? Procure deixar organizados os ambientes nos quais você está inserido. E não se apegue sobre o que você não tem controle. E sempre que puder, evite ambientes que não te fazem bem. 

Sua saúde emocional é importante. Cuide dela. 

Até a próxima!

Elenara Grauer Zummach

Educadora, Mentora e Terapeuta

Comentários