Autoconhecimento, você sabe o que é esse processo de transformação?

Foto: Divulgação

Olá, meu nome é Elenara, sou Educadora, Mentora e Terapeuta de Autoconhecimento e Inteligência Emocional. Estarei a partir de hoje, semanalmente com vocês, falando sobre diversos temas que foram transformadores em minha vida. 

O primeiro deles é o autoconhecimento.

Mas o que é, de fato, o autoconhecimento?  Simplificando, autoconhecimento nada mais é do que uma investigação sobre si mesmo, muito além de sabermos nosso nome e o que gostamos de comer. Com o autoconhecimento é possível entender melhor nossos pontos positivos e negativos, além de fraquezas, forças e anseios. Esse processo exige um olhar interno de nossas ações e uma compreensão do que precisa ser mudado para que nos tornemos pessoas melhores para nós, e para o mundo. E nem sempre esse movimento é tão fácil, eu sei. Mas é possível.  

Algumas questões que você pode responder para começar a se autoconhecer: O que me motiva todos os dias? Qual é a minha maior habilidade? Como eu lido com meus problemas? O que posso melhorar na minha personalidade? Quais são os meus sonhos? O que preciso fazer para alcançá-los?

O autoconhecimento é um processo de extrema importância para qualquer pessoa que deseje se desenvolver, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional. Isso porque, essa reflexão permite um melhor conhecimento das nossas habilidades, capacidades, virtudes, valores e propósitos.

Entre os benefícios do autoconhecimento está o fortalecimento da autoestima e autoconfiança, a diminuição de pensamentos negativos, o desenvolvimento do amor-próprio e autoaceitação, a diminuição da preocupação com o futuro, a criação de um estilo de vida mais saudável e um aumento do bem-estar emocional.

Faça uma reflexão, você se conhece verdadeiramente? 

Abraços, até semana que vem.

Elenara Grauer Zummach

Educadora, Mentora e Terapeuta

Comentários